NUGEPP – Núcleo de Estudos em Gestão Urbana e Políticas Públicas:

PDF Imprimir E-mail
O Núcleo de Pesquisa em Gestão Urbana e Políticas Públicas (NUGEPP) foi constituído em 1996 no quadro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco. Ele agrupa professores-pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e outros parceiros que intervém no domínio da gestão urbana e das políticas públicas.
Os trabalhos da equipe se desenvolvem em torno de três eixos de pesquisas:
•    Planejamento Urbano
•    Gestão e Governança Urbana
•    Produção do Espaço
Foi criado para responder a intenção de estabelecer laços de articulação entre a Universidade e a Sociedade e com este fim se insere em uma rede de cooperação e intercâmbio nacional e internacional agrupando instituições governamentais e não-governamentais, como também parcerias privadas.
O NUGEPP tem uma dupla missão:
Ensino e Pesquisa: realizar estudos e pesquisas sobre temáticas especializadas que contribuam para promoção do desenvolvimento durável e do crescimento sustentável; promover formas de intercâmbio e cooperação em ensino, pesquisa e extensão entre os cursos de graduação e pós-graduação; no domínio da Formação Contínua, responde as novas demandas do mercado de trabalho a partir de programas de formação de quadros técnicos, com especialização em vários domínios.
Ser um ator da sociedade: repensar as políticas públicas urbanas e elaborar formas de ação que induzam e facilitem a articulação entre atores sociais.
O NUGEPP tem por objetivos:
•    Promover estudos, pesquisas e atividades de extensão através de formas de trocas e de cooperação no campo do ensino superior em nível nacional e internacional;
•    Formar profissionais com especialização no quadro da Formação Contínua e em particular, quadros técnicos para o governo e para organizações não-governamentais, afim de melhor adaptar os programas emanados da ação pública;
•    Realizar programas de formação de eleitos locais, conselheiros municipais e de representantes associativos sobre as questões da «Governança» e de «Governabilidade».