PDF Imprimir E-mail

01/03/2020

01-03-2020_jc_urgente_5.png

Mais dois casos suspeitos em PE

Em último balanço divulgado neste sábado (29), a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que foi notificada de 12 casos suspeitos do novo coronavírus, o COVID-19. Dois casos foram descartados, elevando o número de descartes para sete, enquanto novos dois casos suspeitos apareceram, totalizando um número de 5 casos sob investigação. Entre os novos casos suspeitos, está uma mulher de 74 anos, o primeiro caso de coronavírus em pessoa idosa, faixa etária considerada de risco e que exige mais cuidado. Além dela, uma mulher de 28 anos também foi incluída. As duas são moradoras de Olinda e têm histórico de viagem recente para países da Europa com registros do patógeno, como França e Itália.
Do total de casos notificados, seis foram acolhidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), uma das unidades de referência da rede pública estadual para esse tipo de suspeita; e seis estão em hospitais particulares da capital pernambucana e de Olinda. Os pacientes são residentes do Recife (7, sendo 2 em investigação e 5 descartados), Caruaru (1 descartado), Jaboatão dos Guararapes (1 em investigação), Olinda (2 em investigação) e Itália (1 descartado).

Dos casos descartados, 6 já receberam alta médica e 1 continua em observação no Huoc – caso confirmado para influenza A(H1N1). Dos 5 casos em investigação, 2 estão em isolamento hospitalar, no Huoc e em unidade privada do Recife, e os outros 3 receberam as devidas orientações para isolamento domiciliar.

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, todos os pacientes suspeitos que foram avaliados e estão recebendo alta para isolamento respiratório domiciliar continuarão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios onde residem (02 residentes no Recife e 01 em Jaboatão dos Guararapes).

Desde o fim de janeiro, o governo de Pernambuco afirma ter trabalhado para preparar a rede de saúde para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. Além de enviar notas técnicas sobre o assunto e repassar os boletins do Ministério da Saúde para os serviços da rede, a SES-PE montou um plano de contingência e capacitou os profissionais de saúde para que seja realizado o manejo clínico correto do paciente.
Além do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o Hospital Correia Picanço (HCP) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) são as referências estaduais paras possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco também vem se estruturando para se tornar referência.

A SES-PE ressalta que os pacientes não devem procurar diretamente as unidades de referência. O primeiro atendimento deve ser feito na unidade de emergência mais perto de sua residência, como UPAs e policlínicas. Havendo necessidade, esses serviços encaminharão para os hospitais de referência, seguindo o protocolo vigente. Hospitais privados também contam com estrutura apta para atender casos suspeitos.

Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo afirmou que o governo do Estado está “vigilante” quanto aos possíveis casos de coronavírus e pronto para a contenção em Pernambuco.