PDF Imprimir E-mail

13/05/2020

editorial_13-05_13.png

Juntos pela saúde de todos

O momento é de sofrimento e sacrifícios. Por isso mesmo, também é de empatia e solidariedade. Em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, a Rádio Jornal realiza hoje um grande evento de mobilização coletiva, ao lado dos demais veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Ao longo da programação do dia, reportagens e entrevistas irão dar destaque a iniciativas voltadas para a fatia da população mais vulnerável ao contágio e aos riscos de agravamento da doença. Com mais de mil óbitos e de 13 mil casos de Covid-19 oficialmente confirmados, Pernambuco enfrenta a saturação dos sistemas público e privado de saúde, na perspectiva de aceleração da curva de contaminação nas comunidades em que o distanciamento social é mais difícil de ocorrer.

Em carta aberta publicada na edição de ontem, o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, ressaltou o tom da campanha. “A ideia é juntar quem pode doar e quem precisa receber”. Essa ponte ligando a necessidade à cooperação será feita em parceria entre os veículos de jornalismo do SJCC e o Instituto JCPM, que já possui expertise reconhecida no desenvolvimento de projetos de integração social envolvendo indivíduos, em especial jovens, e populações carentes. O Shopping RioMar também se incorpora ao esforço de mobilização, disponibilizando no site vivariomarrecife.com.br a lista de e ntidades cadastradas aptas a receber doações.

No chamado à campanha Atitude Cidadã – Está em nossas mãos, o empresário João Carlos Paes Mendonça fez menção à singularidade da mudança imposta pela pandemia para a vida de todos. Mudança que exige uma aproximação de propósitos para multiplicar a capacidade de prevenção e reação aos efeitos do coronavírus. “É importante nos unirmos. Cada um com sua possibilidade de doação. Mas todos juntos ajudaremos a sociedade a passar por esse momento tão complexo e único”, afirmou. Além do site do RioMar, as doações podem ser feitas pelo telefone (081) 3413-6500, no horário das 7h às 19h de hoje. Um galpão na Rua do Lima, no bairro de Santo Amaro, também estará disponível para receber produtos que serão encaminhados às entidades selecionadas pelos doadores.

Entre as instituições listadas estão a Fundação Terra, o Hospital de Câncer de Pernambuco, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), o Hospital Oswaldo Cruz, o Hospital das Clínicas da UFPE, o Imip e o grupo Unificados pela População em Situação de Rua. As demandas são muitas e variadas, de recursos financeiros a produtos básicos de higiene e limpeza, equipamentos médicos de proteção e alimentos. O Atitude Cidadã chama a atenção para o trabalho valoroso dessas e de outras instituições, cuja atuação na linha de frente do combate à pandemia mostra-se indispensável para milhares de pessoas. É hora de virar o jogo da ameaça coletiva, através da força conjunta da mobilização permitida na medida possível de cada um. A saúde de todos está em nossas mãos.