Cônsul da Finlândia no Recife recebe medalha em homenagem na Câmara Municipal do Recife

PDF Imprimir E-mail

07/03/24

Cônsul honorário da Finlândia no Recife, o advogado Gilberto Flávio de Azevedo Lima é homenageado na noite desta quinta-feira (7), na Câmara Municipal do Recife, situada no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. Na solenidade, ele recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, por um requerimento assinado pela vereadora Aline Mariano (Progressistas).

Além de Pernambuco, o homenageado também representa a Finlândia nos estados da Paraíba, Alagoas e do Rio Grande do Norte. Ele é advogado formado no curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atual presidente da Comissão de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior (COMEX) da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT) e um dos fundadores da Associação dos Advogados de Empresas de Pernambuco (AAEPE).

Além de Direito, ele ainda cursou Economia na capital pernambucana e realizou um curso de extensão em Ciência Política na Universidade Nacional de Brasília (UNB).

“O currículo dele fala e faz, por si só. A proposta foi feita por mim, mas aprovada por unanimidade por este Poder. Lhe rendemos essa justa honraria, para ser colocada na sua galeria de medalhas e troféus. O Recife não poderia ficar de fora do seu acervo, que conta com sua história de estudos, luta e tantos sonhos realizados como jurista de destaque”, afirma a vereadora.

Após o recebimento da medalha, o homenageado subiu à tribuna, onde fez um discurso baseado em parte da história de José Mariano, que hoje dá nome ao espaço onde aconteceu a sessão.

- PUBLICIDADE -

Homenageado em discurso na tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta noite | Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco
“É mais que receber uma homenagem, é reacender um compromisso com uma causa. José Mariano foi um líder abolicionista, jornalista, advogado e dedicou toda a sua vida para uma causa que continua aberta e atual, que é a causa das desigualdades sociais. A homenagem é validar José Mariano e lutar para que as causas tenham mais engajamento e contribuição de toda a sociedade”, diz, bastante emocionado.

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins vê o momento como uma retribuição ao colega homenageado.

“É muito representativo. É um reconhecimento pessoal, mas também profissional, pela contribuição que ele dá para Pernambuco e ao Recife. É a valorização de um colega, que também dá contribuição à nossa instituição”, enfatiza.

Estiveram presentes na sessão, representantes de países como México, Chipre, Malta, Argentina, Paraguai, Áustria, Senegal e Romênia, além de representantes da Marinha do Brasil. O encerramento do momento se deu com uma apresentação cultural do grupo de coral da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

- PUBLICIDADE -

Finlândia no Recife
O Consulado Honorário da Finlândia no Recife fica localizado na avenida Montevidéu, no Empresarial Desembargador Pedro Martiniano Lins, na Boa Vista, área central do Recife.