Alunos da UFPE apresentam projetos inovadores no DemoDay Projetão 2023.2

PDF Imprimir E-mail

14/03/24

Os alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) da disciplina Projetos de Inovação, também conhecida como Projetão, apresentarão os trabalhos desenvolvidos durante o semestre 2023.2 no evento DemoDay Projetão na próxima segunda-feira (18). A exibição de protótipos e ideias com soluções para problemas reais tem início às 8h15 no Auditório do 8º andar do Núcleo de Gestão do Porto Digital, localizado na rua Cais do Apolo, 222, bairro do Recife.

Os quatro melhores projetos avaliados pela comissão julgadora formada por membros do Ecossistema de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Universidade do Porto, Portugal, receberão como premiação a inscrição sem custos no Programa Mind the Bizz, uma formação empreendedora com incubação e aceleração do projeto de negócios oferecida pela JUMP Aceleradora de Negócios do Porto Digital. O evento é gratuito e aberto ao público, contando com convidados do mercado profissional.

ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS
Criada em 2002 pelos professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE Geber Ramalho, Cristiano Araújo, Luciano Meira e André Neves, a disciplina procura despertar e impulsionar a inovação e o empreendedorismo dos estudantes da universidade, abrindo vagas para alunos de todos os cursos de graduação. A partir de projetos desenvolvidos durante o Projetão, diversas startups foram criadas e lançadas para além do espaço acadêmico.

Neste semestre, são mentores de Projetão os professores Cristiano Araújo de Engenharia da Computação; Geber Ramalho de Ciência da Computação; André Magalhães de Economia; Carla Pasa Gómez de Administração; Fernando Sales de Engenharia Biomédica; Leonardo Castillo de Design; Rafael Henrique e Tony Meirelles de Educação Física; e Simone Almeida de Hotelaria. Já a comissão avaliadora é formada por Isabelle Lemos, Gestora da JUMP Aceleradora de Negócios; Marcelo Barbosa da Startup Health, da HospitalMed; e o professor Gil Gonçalves da Universidade do Porto, localizada em Portugal.

De acordo com a professora Carla Pasa Gómez, “a grande contribuição do Projetão é que os alunos vivem uma experiência a partir de uma metodologia ativa que simula a vivência real com base em inovação”. Ela ainda destaca que a vivência durante a disciplina com a realidade de desenvolvimento de uma solução inovadora tal como ocorre em uma startup faz com que os estudantes saiam muito bem capacitados para o mercado de trabalho.


Chama no Zap