Professores da UFPE anunciam greve após votação

PDF Imprimir E-mail

17.04.2024

A Associação de Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFPE) anunciou estado de greve da categoria, após votação nesta quarta-feira (17). Foram 1.737 professores participantes, com o resultado de 899 votos a favor, 795 contra e 43 abstenções.

Com esse resultado, Pernambuco se une a 18 outras universidades federais do Brasil que também estão paralisadas. As movimentações dos professores de universidades e institutos federais começaram após o governo federal anunciar que não haverá reajuste salarial para a categoria este ano.

Entre as exigências, os docentes pedem por um reajuste de 22,7%, além de mais verbas para pesquisa, ensino e extensão, despesas de custeio e mais recursos para atividades de graduação.

A ADUFPE destacou à reportagem que os professores estarão em mobilização nos centros dos 3 campi da instituição, tanto na quinta-feira (18) quanto na sexta-feira (19). Haverá uma reunião do comando de greve às 14h na sede da ADUFPE e a greve deve iniciar na próxima segunda-feira (22).

O LeiaJá entrou em contato com a Universidade Federal de Pernambuco e a assessoria destacou que não há nota oficial, pois a UFPE não foi notificada formalmente. Segundo eles, “não se deflagra greve por Instagram”. A categoria tem o prazo legal de 72h para formalizar a paralisação.

Link da matéria