Professores da UFPE deflagram greve a partir desta segunda

PDF Imprimir E-mail

22.04.2024

Na semana passada, em uma assembleia com recorde de participantes, os professores da Universidade Federal de Pernambuco decidiram deflagrar greve, a partir desta segunda-feira, dia 22 de abril.

Mais de 1,7 mil docentes – entre sindicalizados e não sindicalizados – participaram do processo de votação, organizada pela Associação dos Docentes da UFPE.

A pauta de reivindicações da categoria exige a recomposição salarial dos docentes, incluindo os aposentados, e recomposição do financiamento da universidade.

“É hora de se unir na reconquista de direitos e pela melhoria dos salários”, conclamou o diretor da Adufepe, professor Audisio Costa.

Ao longo de quatro horas de assembleia, o debate sobre os rumos da negociação com o Governo Federal foi acalorado. Os docentes tiveram a possibilidade de expor ideias em defesa da carreira, da recomposição salarial e de um plano de investimento para fortalecer e desenvolver a universidade, a educação pública, a ciência, a tecnologia e a inovação.

Nesta segunda, o foco será a mobilização dos professores nos Centros e Departamentos, bem como da sociedade, para fortalecer a luta junto ao Ministério da Educação (MEC), segundo informou a presidente da Adufepe, professora Teresa Lopes.

Link da matéria