Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
UFCG sediará Congresso Brasileiro do Meio Ambiente 2017 PDF Imprimir E-mail

06/04/2017

 

O Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sediará, em novembro deste ano, o Congresso Brasileiro de Meio Ambiente e o III Workshop de Recursos Naturais do Semiárido 2017. O objetivo do evento é discutir os desafios dos biomas brasileiros frente às mudanças climáticas, bem como estimular novas tecnologias, colocando frente a frente técnicos e especialistas do Brasil e de outros países. Juntamente ao Congresso acontecem vários eventos paralelos, como plenárias, mesas redondas, exposição técnica, apresentações de trabalhos técnicos em sessões orais e de pôsteres.

As atividades são voltadas para estudantes de graduação, cursos técnicos e pós-graduação; professores e pesquisadores; ambientalistas; gestores públicos; e, representantes de organizações da Sociedade Civil.

O evento contará com a parceria da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, da Prefeitura Municipal de Campina Grande, o Grupo de Pesquisa de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (SERGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e do Programa de Pós-Graduação de Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem o apoio do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, do Instituto Nacional do Semiárido e o Instituto Bioeducação, IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho e do IFPI- Campus Floriano.

 

Link da Matéria

 
UFPE faz seleção de estudantes de informática para bolsas de estágio PDF Imprimir E-mail

04.04.2017

 

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que fica no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, seleciona universitários para bolsas na área de Desenvolvimento de Sistemas. As inscrições já estão abertas, terminam no próximo dia 10 de abril e podem ser feitas pela internet, no site da instituição.

Para participar da seleção é preciso ter conhecimentos nas áreas de Padrões de Projeto e Spring; Desenvolvimento na linguagem Java; Noções de Banco de Dados; Fundamentos em AngularJS; Noções básicas na ferramenta de automação de "build" Gradle; Conhecimento na ferramenta de controle de versão Git; Noções de Rest API.

Os candidatos devem ainda estar matriculados nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Sistema de Informação na UFPE, UFRPE, IFPE, Unicap ou FIR/Estácio e precisam ter cursado ou estar cursando a disciplina de Engenharia de Software. O valor da bolsa é de R$ 1.032,00 para uma carga horária de 30 horas semanais.

Mais informações

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) (81) 2126 8896

 

Link da Matéria

 
Pernambucano tem orgulho da terra apesar dos problemas do Estado PDF Imprimir E-mail

04/04/2017

 

Um levantamento feito nos dias 23 e 24 de março pelo Instituto de Pesquisa Uninassau, em parceria com o Jornal do Commercio e o portal Leia Já, indica que os pernambucanos têm orgulho do Estado, mas não são tão otimistas quanto à melhoria da qualidade de vida. Entre os entrevistados, 84% enfatizaram que têm orgulho de ser pernambucano, 7% responderam não, 1% não soube responder ou não respondeu e 8% informaram que não nasceram em Pernambuco.

Apesar da maioria destacar o orgulhoso de ser pernambucano, 73% dos entrevistados acreditam que o Estado não oferece conforto aos seus moradores. Os que pensam de maneira contrária somam 23% e 2% não responderam ou não souberam responder. Já 70% creem que Pernambuco não oferece oportunidades para quem deseja mudar de vida, 26% acreditam que há chances e 4% não responderam ou não tinha respostas para esse tópico.

Quando questionadas sobre melhoria do cotidiano em Pernambuco nos últimos anos, 32% das pessoas entrevistadas afirmaram que a vida continua a mesma e 32% disseram que piorou. Para 22%, melhorou. Já outros 9% responderam que piorou muito e 4% declararam que melhorou muito. Os que não souberam responder ou não responderam totalizaram 2%.

A maneira como os pernambucanos veem as perspectivas de mudança de vida tem uma relação direta com a avaliação do governo e pode ter reflexo na eleição estadual de 2018, sobretudo para o governador Paulo Câmara (PSB).

"Não há um sentimento de otimismo e disputar uma reeleição com esse sentimento de pessimismo entre os eleitores é ruim para qualquer candidato", analisa o cientista político Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos coordenadores do levantamento.

Paulo Câmara, cuja administração é reprovada por 74% dos eleitores como mostrou o JC no último fim de semana, tem um desafio e tanto pela frente se quiser mesmo continuar no posto de governador. "O sentimento individual sobre o Estado é bom, mas há uma mudança quando se trata do sentimento sobre o governo. A solução para Paulo é recuperar a popularidade", resume Adriano Oliveira.

O cenário só não é tão ruim para o governador porque o senador Armando Monteiro (PTB), que foi rival de Paulo Câmara em 2014 e já declarou ter interesse em disputar o governo estadual de novo, não é visto pela maior parte dos eleitores como a melhor opção para destronar o socialista.
"A solução para Armando é encontrar um discurso que provoque os eleitores", afirma Adriano Oliveira.

 

Link da Matéria

 
RC participa de posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional Federal PDF Imprimir E-mail

04/04/2017

 

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta segunda-feira (3), da solenidade de posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5), realizada no Salão do Pleno do Tribunal em Recife, Pernambuco. Foram empossados os desembargadores federais Manoel de Oliveira Erhardt, como presidente; Cid Marconi Gurgel, vice-presidente; e Paulo Machado Cordeiro, como corregedor regional. O TRF5 tem sob sua jurisdição os estados da Paraíba, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A nova mesa diretora do TRF5 foi eleita para o período 2017/2019.


O procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, acompanhou o governador na solenidade, que também foi prestigiada pelos governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Camilo Santana (Ceará) e Jackson Barreto (Sergipe), além de ministros, senadores, deputados, juízes, membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, entre outras autoridades.


Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho cumprimentou os novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 5ª região e desejou uma boa gestão para os empossados. Ricardo também cumprimentou o ex-presidente do TRF5, desembargador federal Rogério Fialho, e o parabenizou pela missão cumprida na presidência do órgão. “Esse é um órgão de extrema importância no judiciário brasileiro e nosso desejo é que a nova mesa diretora desempenhe um excelente trabalho no comando deste Tribunal”, comentou.

O presidente Manoel Erhardt agradeceu a todos que o incentivaram a buscar novos desafios e destacou que a gestão buscará aproximar, ainda mais, o Poder Judiciário da sociedade. “É uma satisfação exercer a presidência de um órgão tão importante como é este Tribunal Regional Federal. Queremos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas gestões que nos sucederam. Deixo a certeza de que esta mesa diretora buscará conscientizar os cidadãos sobre o papel da Justiça, aproximando este órgão da sociedade. Cumpriremos nossa missão com ética e responsabilidade”, frisou.

“É um momento de grande alegria para nós. Vamos buscar a celeridade processual e assessorar a presidência no que for preciso. É importante também mostrarmos para a sociedade qual o papel do Tribunal e, como o presidente afirmou, queremos aproximar o TRF5 da população”, falou o vice-presidente, Cid Marconi Gurgel.

O ex-presidente do TRF5, desembargador federal Rogério Fialho, comentou sobre sua trajetória à frente do Tribunal e afirmou que o órgão fica em boas mãos. “Foi uma grande honra exercer a presidência deste Tribunal Regional Federal. Me sinto grato por tudo que foi possível agregar durante o período da minha gestão. A coragem, a esperança e a dedicação foram boas companheiras que me ajudaram na busca pela realização dos objetivos aos quais me propus. Me dediquei a dar continuidade aos bons projetos já existentes, a amenizar os efeitos da crise e a criar novos projetos para o fortalecimento do TRF5. Saio com a sensação de dever cumprido e desejo sucesso a nova mesa diretora”, frisou.

O deputado estadual João Gonçalves representou a Assembleia Legislativa da Paraíba no evento e comentou: “O paraibano Rogério Fialho teve um excelente desempenho à frente do Tribunal Regional Federal e hoje prestigiamos a posse do novo dirigente desta casa, configurando a harmonia entre os poderes.”

A mesa diretora - Manoel Oliveira Erhardt nasceu em Gravatá, em 1953, e graduou-se em direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE), em 1976. A carreira na magistratura foi iniciada em 1981, como juiz de Direito no Estado de Pernambuco. Também foi juiz auditor da Justiça Militar Federal e procurador da República. Tomou posse no cargo de juiz federal da 1ª Região em novembro de 1987, sendo removido para a Seção Judiciária de Pernambuco em 1988. É desembargador federal do TRF5 desde agosto de 2007.

Cid Marconi tomou posse no cargo de desembargador federal do TRF5 em junho de 2015, na vaga destinada a advogado, pelo Quinto Constitucional. É mestre em Direito Constitucional e pós-graduado em Direito Processual Civil, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

Paulo Cordeiro foi diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas por oito anos consecutivos. É mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito de Alagoas (UFAL) e professor de Introdução ao Direito e Direito Tributário da UFAL. Foi promovido a desembargador federal do TRF5 em abril de 2015. Além de corregedor regional, Cordeiro será o responsável pelo Gabinete de Conciliação.

 

Link da Matéria

 

 
Colégio de Aplicação abre seleção para vagas remanescentes PDF Imprimir E-mail

03/04/2017

 

A partir desta terça-feira, o Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dará início às inscrições para preenchimento de vagas remanescentes para o ano letivo de 2017. A seleção será feita por meio de provas de matemática e português (produção de texto). Os interessados têm até o dia 15 para se cadastrar através do site Seleção Cap. As provas estão marcadas para o dia 7 de maio.

Há seis vagas disponíveis: uma vaga para o 7º ano do Ensino Fundamental em 2017, ofertada no sistema de livre concorrência; uma vaga para o 9º ano do Ensino Fundamental em 2017, ofertada no sistema de livre concorrência; três vagas para 1ª série do Ensino Médio em 2017, sendo uma ofertada no sistema de livre concorrência e duas para alunos de escola pública; e uma vaga para 2ª série do Ensino Médio em 2017, ofertada no sistema de livre concorrência.

Para participar do processo de seleção, é necessário estar, em 2017, cursando o mesmo ano ou série que pleiteia no concurso ou ter concluído em 2016 o ano ou série imediatamente anterior ao pleiteado. Também é necessário, ter no máximo, até o dia 31 de dezembro de 2017, as seguintes idades: 14 anos para o 7º ano do Ensino Fundamental, 16 anos para o 9º ano do Ensino Fundamental, 17 anos para a 1ª série do Ensino Médio e 18 anos para a 2ª série do Ensino Médio.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2471 2472 2473 2474 2475 2476 2477 2478 2479 2480 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL