A Ascom

PDF Imprimir E-mail

A Assessoria de Comunicação Social da UFPE (Ascom) é responsável pela coordenação das ações de comunicação da Universidade, para os públicos interno e externo, em todas as etapas: planejamento e definição de estratégias, execução e atividades de monitoramento e avaliação.

Coordena as atividades de divulgação dos assuntos da Universidade para a comunidade acadêmica e também para os meios de comunicação, de alcance local e nacional, incluindo jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão e a mídia especializada da Internet, além do atendimento à imprensa em geral. Gerencia a produção dos materiais jornalísticos e o trabalho dos profissionais e estagiários.

A Ascom conta com a parceria do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) na execução das ações de comunicação online, sendo responsável pela produção de conteúdo e sua atualização. O NTI garante o suporte tecnológico para a Ascom.

Meios de Comunicação da Ascom

Boletim da Agência de Notícias UFPE: Reúne notícias sobre a Universidade e sua produção científica, eventos, seminários e outros assuntos de interesse geral dos professores, servidores e alunos. É enviado diariamente aos e-mails da comunidade acadêmica e da imprensa. Editoras: Renata Reynaldo e Renata do Amaral.

Boletim de Pesquisa UFPE: É divulgado mensalmente também via e-mail, abordando pesquisas de graduandos, pós-graduandos ou professores da instituição. Editoras: Renata Reynaldo e Renata do Amaral.

Incampus: Com oito páginas impressas, o jornal Incampus tem como público-alvo professores e servidores técnico-administrativos da UFPE. O objetivo do jornal é divulgar assuntos de interesse dos servidores, incluindo cursos de capacitação e os projetos que visam à melhoria da qualidade de vida. Divulga pesquisas e assuntos relacionados à gestão universitária. Também é enviado em formato pdf por e-mail, para a comunidade acadêmica. Editora: Luciana de Souza Leão.

Notícias do Campus: É o boletim de rádio produzido pela Ascom em parceria com o Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias. É veiculado de segunda a sexta-feira, às 8h e às 18h, na Rádio Universitária FM (99.9 Mhz). O programa traz informações sobre cursos, pesquisas, oficinas e congressos promovidos/oferecidos pela Universidade, incluindo entrevistas com professores, técnicos administrativos e alunos. Coordenação: Anderson Lima.

Conexão UFPE: O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, das 13h às 14h, na Rádio Universitária FM. Aborda temas ligados à saúde, educação, cidadania, urbanismo, cultura, ciência e meio ambiente tendo como principais convidados profissionais e pesquisadores da UFPE. Apresentado ao vivo, é aberto à participação dos ouvintes, que podem fazer perguntas por telefone (81) 3879.5454, pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  ou interagir por meio da fanpage do Conexão UFPE. Coordenação: Anderson Lima.

Produção de vídeos, áudios e fotos sobre a UFPE e suas atividades: A Ascom também coordena a produção de vídeos institucionais e áudios (reportagens) para divulgação interna e externa. Produz fotografias dos eventos, dos campi (Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru) e também dos dirigentes da Universidade.

Portal UFPE: A Ascom também é responsável pela coordenação do Portal UFPE, que traz informações sobre as atividades e o desempenho da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Há informações sobre a história da UFPE: sua fundação, a escolha da área do campus, as instalações dos primeiros centros e dados sobre o seu primeiro reitor. Também estão disponíveis informações sobre a estrutura funcional da Universidade. A Agência de Notícias, que integra o Portal, disponibiliza as notícias produzidas, veiculadas em todos os meios (Boletim de Notícias, Incampus, Boletim de Pesquisa) e o cadastramento de jornalistas para recebimento dos boletins e jornal. Edição: Luciana de Souza Leão e Sueli Márcia. Direção: Vitória Galvão.

Redes Sociais: O Twitter e o Facebook, duas das principais redes sociais, também são espaço de divulgação das notícias publicadas no Portal UFPE e proporcionam uma comunicação dinâmica com a comunidade acadêmica e a sociedade. No YouTube, são divulgados vídeos interligados com as notícias do Portal UFPE.

Clipping de Notícias: O clipping fornece à Administração Central as notícias publicadas nos jornais locais (DP, JC e Folha de Pernambuco), em jornais nacionais (FSP, O Globo e o Estado de São Paulo) e em sites noticiosos sobre a UFPE e assuntos correlatos. A seção UFPE na Mídia, na Agência de Notícias, divulga os principais destaques da Universidade na imprensa.