24.03.10

Adair Pimentel Palácio receberá título de Professora Emérita da UFPE

PDF Imprimir E-mail

A professora Adair Pimentel Palácio, aposentada do Departamento de Letras da UFPE, receberá, no dia 9 de abril, o título de Professora Emérita da UFPE. A entrega da condecoração acontecerá no auditório professora Gilda Lins, no prédio da Editora Universitária, às 10h, em solenidade a ser presidida pelo reitor Amaro Lins.

Graduada em Letras Anglo Germânicas pela Universidade do Recife e em Direito pela Faculdade de Direito do Recife, com mestrado em Linguística pela Universidade de Indiana (EUA) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Adair Pimentel Palácio começou a lecionar na UFPE em 1974. Atuou na Universidade até 1995 nos cursos de graduação e pós-graduação de Letras, onde criou o Núcleo de Estudos Indígenas (NEI) nos anos 80 e a linha de pesquisa Descrição e Análise de Línguas Indígenas.

Trabalhando principalmente nas áreas de Teoria e Análise Linguística, a professora contribuiu para a consolidação dos estudos de línguas indígenas brasileiras e sulamericanas ao orientar estudos e pesquisas acerca do tema. Já aposentada da UFPE, lecionou na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) entre os anos de 1995 e 2001, auxiliando nos estudos de disciplinas como Fonética e Fonologia e na criação do curso de doutorado da universidade alagoana.

A homenagem faz justiça aos serviços prestados ao meio acadêmico e à causa indígena, marcos que dignificam as instituições por onde passou e servem de referências para as novas gerações.

12 visitantes online | 1905 visualizações