11.07.16

MCDA/M Summer School 2016 acontece em Recife de 18 a 29 de julho

PDF Imprimir E-mail

A Escola de Verão sobre MCDA/M (Multipe Criteria Decision Aid (MCDA) e Multiple Criteria Decision Making (MCDM) acontecerão pela primeira vez na América Latina em Recife, de 18 a 29 de julho de 2016. A escola é um evento conjunto da International Society on Multiple Criteria Decision Making e do Euro Working Group on Multicriteria Decision Aiding. A escolha por Recife se deu pela grande visibilidade que a equipe do Centro de Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Decisão (CDSID), grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ, composto por docentes do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE, tem também no cenário internacional.

O Summer School tem o objetivo de divulgar as potencialidades dos modelos multicritérios como instrumento de apoio valioso nas tomadas de decisão. Para isso, um grupo de reconhecidos cientistas norte-americanos e europeus decidiram promover a Escola de Verão Internacional sobre MCDA/M: Métodos, Aplicações e Softwares. Essa escola acontece desde 1983. MCDA/M é um domínio em rápida evolução cujo desenvolvimento científico está inteiramente baseado em ciências fundamentais como Matemática, Ciência da Computação, Pesquisa Operacional, Engenharia., bem como em Ciências Sociais e Ciências da Gestão, como Sociologia, Gestão e Ciências Políticas. O campo de aplicação está em constante expansão e as demandas sociais são numerosas.

O MCDA/M Summer School 2016 pretende estimular uma rede de jovens pesquisadores, com estudantes de doutorado de vários países, sendo essa escola, entretanto, restrita a 50 participantes. Dessa forma, para permitir um maior envolvimento da comunidade interessada no tema, o CDSID esta promovendo o SIDS 2016 (Seminar of Information and Decision Systems), um evento paralelo em que os pesquisadores convidados para a MCDA/M Summer School irão ministrar palestras, abertas ao grande público. O SIDS 2016 ocorrera de 20 a 26 de julho no auditório 3 da Biblioteca Central da UFPE, atendendo a demanda da região e do país.

5 visitantes online | 1035 visualizações