16.06.17

UFPE e Prefeitura de Caruaru firmam parcerias nas áreas de gestão e meio ambiente

PDF Imprimir E-mail

A Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura de Caruaru firmaram parcerias, na última quarta-feira (14), em solenidade no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Foram assinados dois documentos, sendo o primeiro um protocolo de intenções, firmado pelo reitor Anísio Brasileiro e a prefeita Raquel Lyra, que tem como ação inicial o desenvolvimento do projeto Caruaru 3D, de modernização da gestão da prefeitura. Já o Termo de Cooperação – também assinado pelo diretor do CAA, Manoel Guedes – formaliza o projeto Amigos do Meio Ambiente, executado em escolas municipais.

Segundo o coordenador do Caruaru 3D, professor Almir Cirilo, o trabalho envolverá professores e estudantes do Recife e do CAA, sendo ligado a diversas secretarias da prefeitura. Será realizado, inicialmente, um cadastro urbano, que contará com a participação de docentes e alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, dos cursos de Engenharia Cartográfica do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e de Engenharia Civil (Recife e Caruaru). Também serão implementadas ações na área de Recursos Hídricos, uma vez que o município enfrenta, historicamente, sérios problemas com a escassez de água e, recentemente, com inundações após fortes chuvas que atingiram a região.

Fotos: Passarinho
fotcaruaru2-16.06.17
Almir Cirilo vai coordenar o projeto Caruaru 3D, com alunos e docentes

“A assinatura desses dois documentos mostra o significado da interiorização, a contribuição do conhecimento científico para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro. Ele também comemorou a participação dos estudantes, por meio de estágios, nas ações, destacando a importância do envolvimento discente “na resolução de problemas concretos ligados à água, por exemplo”. Anísio parabenizou a gestão da prefeitura pela visão estratégica ao realizar parcerias com a Universidade. Para a prefeita Raquel Lyra, o Caruaru 3D trará um diagnóstico real, permitindo um planejamento a partir de um mapa da cidade.

fotcaruaru1-16.06.17
Reitor ressalta o significado da contribuição do conhecimento ao interior

Desenvolvido há seis anos e envolvendo alunos de vários cursos do CAA, o projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA) leva educação ambiental às escolas municipais de Caruaru, sob a coordenação do professor Gilson Lima. Raquel Lyra destacou a importância de se trabalhar a educação ambiental numa cidade que cresceu muito num curto espaço de tempo. “Temos problemas complexos de ocupação irregular do solo, de falta de saneamento básico, de indústria que gera emprego e renda, mas que polui o meio ambiente”, explicou. A prefeita disse que o AMA extrapolará os muros das escolas para as comunidades, onde será instalado.

fotcaruaru3-16.06.17
O AMA leva educação ambiental às escolas municipais de Caruaru

Na próxima quarta-feira (21), às 14h, uma reunião no CAA terá a participação dos secretários da prefeitura envolvidos nos acordos firmados com a UFPE e a comunidade acadêmica, a fim de identificar outros projetos para executar em parceria. “A ideia é articular as ações de ensino, pesquisa e extensão que já estão em andamento na Universidade com as demandas do município, para que esses projetos passem a ter um sentido ainda maior com a aplicação deles na realidade e na transformação do nosso entorno”, afirmou o diretor Manoel Guedes.

A solenidade de assinatura dos documentos contou, ainda, com a participação da vice-reitora Florisbela Campos, do presidente da Comissão dos 70 anos da UFPE, Silvio Romero Marques, de pró-reitores, de docentes estudantes e servidores técnico-administrativos, e secretários da prefeitura.

4 visitantes online | 2090 visualizações