19.06.17

Realidade aumentada em lugares de interesse geológico é tema de pesquisa


PDF Imprimir E-mail

O Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGEOC) da UFPE realiza a defesa de tese de doutorado “Representação e valorização do patrimônio geológico: recursos interativos online no Cânion do Rio São Francisco no Brasil e de lugares de interesse geológico em Portugal utilizando realidade aumentada”, da doutoranda Ivaneide de Oliveira Santos.

A apresentação será amanhã (20), às 14h, no Laboratório de Estratigrafia (sala 524) do Departamento de Geologia, localizado no 5º andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE. O orientador do trabalho foi o professor Gorki Mariano e o coorientador, o professor Renato Filipe de Faria Henriques, da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Portugal.

A banca examinadora será composta pelo orientador e pelos professores Admilson da Penha Pacheco (Programa de Pós-Graduação em Geociências), José Bernardo Rodrigues Brilha (UMinho), Luciana Freitas de Oliveira França (Universidade de Pernambuco) e Marcos Antonio Leite do Nascimento (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Resumo
No âmbito da inventariação, da valorização do patrimônio geológico e da representação da geodiversidade, utilizam-se ferramentas e metodologias buscando atender pesquisadores através de formulários de inventariação, softwares e o público-alvo, através de tabelas, mapas, sites, blogs, vídeos, artigos, textos e notas científicas. As Geociências e públicos-alvo evoluíram no sentido das novas tecnologias e formas de acesso à informação. As tecnologias da informação, da comunicação e dos sistemas de informações geográficas acrescentam novas formas de aquisição e tratamento de dados, novos produtos e integrações que complementam a informação do inventário do patrimônio geológico. A caracterização de aspectos geológicos, geomorfológicos, geográficos, de caráter científico e/ou educacional, se beneficia desta integração permitindo uma visão diversificada e agregada da informação. Neste trabalho, utilizamos informações coletadas no inventário do património geológico, na região do cânion do Rio São Francisco (Nordeste do Brasil), Fafe e Geoparque Macedo dos Cavaleiros (norte de Portugal) e aplicamos ferramentas de edição de imagens (Photoshop, Corel 6.), de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Quantum GIS e de fotogrametria para restituição tridimensional. Desenvolvemos produtos on-line, utilizando linguagens Java script, html5, WebCL, permitindo a integração de uma visita virtual a áreas de interesse geológico, com elementos multimídia. Estes conteúdos podem ser utilizados durante planejamento do inventário do Patrimônio Geológico, ou explorados numa plataforma online interativa. A reunião de elementos fotográficos, obtidos com veículos aéreos não tripulados (Vant), imagens panorâmicas a 360° interpretadas, modelos de representação tridimensional, elementos cartográficos e elementos informativos, promoveram nova forma de representação dos aspectos geomorfológicos, geológicos e do patrimônio geológico.

Mais informações
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Compartilhar

 

7 visitantes online | 318 visualizações

[ voltar ]