19.06.17

Professor do CAV publica livro sobre futebol e educação


PDF Imprimir E-mail

fotlivro19.06.17O professor Francisco Xavier dos Santos, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, é o autor do livro “Futebol e Educação: pensando além dos gramados”, recém-editado pela Editora Universitária. Na publicação, Francisco cruza o campo do futebol com a educação e mantém, de maneira firme, o toque conceitual reafirmando a sua bandeira em favor da educação de jovens que crescem a cada dia junto às peladas e em clubes que não priorizam a formação mais ampla do atleta.

Segundo o autor, a publicação foge das abordagens corriqueiras e midiáticas para lançar foco sobre um espaço e objeto pouco discutido que é formação educacional daqueles garotos que jogam nas categorias de base dos clubes profissionais. “Ainda mais porque a vida nem sempre é 'redonda' e, seja nos gramados ou fora deles, se tudo mais falhar, a educação poderá vir a constituir o suporte necessário para continuarmos a jornada, que, na maior parte do tempo, se decide para além dos gramados”, analisa. O livro, que custa R$ 30,00, ainda não foi lançando ao público, mas já pode ser adquirido a partir de contato direto com o autor, pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelo telefone (81) 99568.6950.

O professor é profissional experiente em dois campos: no futebol, foi atleta nas categorias juvenil e juniores do Clube Náutico Capibaribe (PE), do Ferroviário do Ceará e da Sociedade Esportiva Palmeiras (SP) e, antes mesmo do apito do árbitro, foi preparador físico do Clube Náutico Capibaribe, preparador físico do Centro de Treinamento de Futebol do Paraná e do Sport Club do Recife.

No campo acadêmico, Francisco Xavier dos Santos é formado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE), especialista em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na mesma instituição, é professor de Gestão Esportiva e Sociologia do Esporte e coordenador do ”Grupo de Estudos Sociedade e Esporte”, do curso de Licenciatura em Educação Física e do Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Ciência do Treinamento Desportivo, lotado no Centro Acadêmico de Vitória /CAV-UFPE.


Compartilhar

 

1 visitante online | 1924 visualizações

[ voltar ]