O CAp

O Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco foi fundado em março de 1958 para funcionar junto à Faculdade de Filosofia como um laboratório experimental. Hoje é vinculado ao Centro de Educação da UFPE, atendendo aos acadêmicos das diversas licenciaturas, em suas habilitações.

Seu campo de atuação inclui a elaboração de novas técnicas pedagógicas e educacionais, a fim de serem repassadas às instituições de ensino ligadas às redes estaduais, municipais e privadas. Apresenta no seu projeto político-pedagógico a definição pelos seguintes objetivos:

· Promover a formação integral dos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

· Servir de campo de experimentação na área do Ensino Fundamental e Médio;

· Servir de campo de estágio para as diversas licenciaturas da UFPE e de outras instituições;

· Ser um espaço privilegiado para formação continuada de professor da educação básica realizada pela universidade, articulada com a participação institucional nos programas de apoio à formação de docentes.

Desenvolve Regularmente:

· Atividades de ensino da 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com um total de 8 turmas e da 1º a 3º série do Ensino Médio com um total de 6 turmas;

· Atendimento aos licenciandos da UFPE e de outras instituições que cumprem estágio de observação e regência de classe;

· Projetos de pesquisa relativos ao Ensino Fundamental e Médio;

· Atividades de extensão: programas, projetos, cursos, consultorias;

O Colégio de Aplicação da UFPE propõe, em seu trabalho pedagógico, o desenvolvimento de habilidades que possibilitem ao jovem a capacidade de:

· Desenvolver o seu instrumental de pensamento e assim comunicar-se através de suas variadas formas de linguagem;

· Autodeterminar-se, pensando e vivendo com o senso crítico o seu meio-ambiente, fazendo inferências, levantando hipóteses, testando e avaliando;

· Apropriar-se do conhecimento como instrumento fundamental para a compreensão do mundo, sendo esta a condição essencial para o exercício pleno da cidadania.

Avenida da Arquitetura S/N Cidade Universitária
CEP 50740 - 550