Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

A Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica – é uma publicação do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp UFPE) que se propõe a divulgar artigos científicos, artigos de iniciação científica, resenhas e relatos de experiência relacionados à Educação Básica, abarcando cinco áreas principais: Ciências Humanas, Ciências Naturais, Letras e Artes, Educação Física e Matemática.

A Revista tem como objetivo geral aprofundar o debate acadêmico, disponibilizando trabalhos, de natureza teórica ou prática, que contribuam tanto com a formação, quanto com a prática de professores nas diversas áreas do conhecimento, evidenciando a socialização dos conhecimentos científico e didático-pedagógico produzidos.

Mais especificamente, a Revista visa a incentivar a realização de pesquisas e produção de conhecimento de pesquisadores e professores, em parceria com o corpo discente; bem como ampliar espaço de publicação e divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campo da formação docente, na área da Educação Básica.

O Colégio de Aplicação da UFPE nasce em 10 de março de 1958, inicialmente, integrado à Faculdade de Filosofia, tendo como finalidade funcionar enquanto laboratório da faculdade e espaço para aplicação de teorias pedagógicas. Através do Parecer do CFE292/1962, foi transformado em um espaço de experimentação e demonstração de inovações pedagógicas, para atendimento às disciplinas de Prática de Ensino, e atualmente de estágio das licenciaturas diversas, reforçando-se a sua missão de formar futuros professores. Nesse contexto, a Revista Acadêmica do CAp  catalisará publicações que apresentem estudos e pesquisas pautadas em reflexões sobre propostas inovadoras de reforma curricular, aprofundamentos de conteúdos específicos e abordagens didático-pedagógicas.

Em síntese, a Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas na  Educação Básica, enquanto espaço de interação comunicativa, possibilitará a difusão da produção acadêmica, potencializando os impactos dessa produção. Promoverá o diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes de diversas instituições, em âmbito local e nacional, enriquecendo o debate em várias áreas de conhecimento, fortalecendo a proposta formativa do Colégio de Aplicação e, em maior âmbito, da Universidade Federal de Pernambuco.

A Revista tem circulação semestral em meio online.

1º Volume previsto para 2015.

ISSN versão online: 2447-6943

Para acessar o site da revista, clique em: