Coleção Etnográfica Carlos Estevão

O Projeto

Coleção Etnográfica Carlos Estevão - Memória, Documentacão e Pesquisa

COLEÇÃO ETNOGRÁFICA CARLOS ESTEVÃO
Memória, Documentacão e Pesquisa

A Coleção Etnográfica Carlos Estevão (ATHIAS 2002) constitui-se em um valioso acervo de mais de 3.000 peças adquiridas entre os anos de 1908 a 1946 quando o pernambucano, advogado, poeta e folclorista Carlos Estevão de Oliveira trabalhou na região Amazônica ocupando importantes cargos no Estado do Pará como promotor público em Alenquer, funcionário público em Belém, e por fim, Diretor do Museu Paraense Emílio Göeldi, cargo que exerceu até sua morte em junho de 1946.

Esta coleção que compreende peças de 54 povos indígenas mostra uma variedade de objetos que faziam e faz parte da vida cotidiana desses povos. As exposições permanentes e as diversas mostras itinerantes organizadas pelo Museu do Estado de Pernambuco indicam quão importantes é essa coleção para se visualizar as riquezas, a vida, os costumes e a cultura material dos povos indígenas do Brasil.

O acervo da Coleção Etnográfica Carlos Estevão possui cerca de 546 peças de diversos grupos indígenas relacionados ao vestuário e adornos corporais. Dentre estas se encontram 111 exemplares pertencentes ao povo Urubu-Kaapor, do Maranhão, onde se podem ver os colares, as pulseiras, os diademas, os cintos, os brincos e as acangataras, fabricados com os mais diversos materiais, como dentes de animais, miçangas e penas de pássaros. Do povo Chama (Peru) a coleção tem as mais lindas peças de vestuários confeccionados em miçangas. Encontra-se ainda uma peça de vestuário feminino, proveniente do Rio Nhamundá, possivelmente do povo Hixkariana, confeccionada em fio de algodão tecida em miçangas, sementes e plumas de cerca de 25cm de comprimento e 39cm de largura. Entre os colares da coleção, vale destacar, aqueles provindos do povo Tükuna (da fronteira do Estado do Amazonas com o Peru) não só pela sua importância visual, mas pelos detalhes antropomorfos e zoomorfos esculpidos em caroço de tucumã que estes oferecem dos animais do cotidiano desse povo. Os adornos corporais da coleção contêm um significativo valor religioso, como por exemplo, as máscaras das danças da moça-nova entre os Tükuna. As máscaras cerimoniais, fabricadas com a entrecasca do tururi e decoradas com desenhos coloridos, estão associadas também aos objetos de produção de música, como os maracás, alguns deles, com desenhos em relevo, tambores, bastões-de-ritmos e cerimoniais talhados em diversos tipos de madeira, mostrando as pinturas geométricas, figuras e desenhos com inspiração mitológica.

O PROJETO

A estratégia metodológica deste projeto está apoiada na concepção de que o museu faz parte de um ato de comunicação e de construção social e cultural, cujo acervo é composto por bens materiais e imateriais que expressam e traduzem o modo de vida socialmente apreendida de grupos humanos, abarcando seus valores, motivações, pensamentos e comportamentos. Parte-se do pressuposto de que o conceito de patrimônio vem sendo sistematicamente ampliado em sua dimensão semântica e também com ele os princípios de seleção de objetos que são passíveis de serem "patrimonializados" e "musealizados".

A divulgação dessa coleção possibilitará apreender e valorizar os diferentes tipos de patrimônios, através de valores, de idéias, sentidos e significados que determinados grupos costumam atribuir as suas próprias realizações matérias e imateriais que, por sua vez, dão origem a diversificadas formas de museus. A perspectiva atual dos estudos em museologia exige um diálogo interdisciplinar aplicado a um vasto campo de atividades práticas, e que envolvem questões relativas ao patrimônio cultural, assim como à gestão de bens culturais.

Objetivo Geral

Realizar um diagnóstico técnico da Coleção Etnográfica Carlos Estevão de Oliveira do Museu do Estado de Pernambuco visando a criação de um espaço de pesquisa no âmbito dos estudos do patrimônio e objetos de coleções etnográficas no campo disciplinar da antropologia e museologia.

Atividades Programadas

- Realização um diagnóstico técnico sobre a situação atual das peças da coleção etnográfica Carlos Estevão;
- Reorganização do acondicionamento das peças da coleção etnográfica e da coleção fotoetnográfica;
- Fotografar e digitalizar a totalidade da coleção visando a criação de um acervo informatizado;
- Organização de cursos de curta duração para técnicos do Museu do Estado de Pernambuco e de outros museus visando o treinamento nas técnicas de conservação de material de plumagem e material biológico;
- Organização e Digitalização da totalidade do acervo da coleção visando a criação de um museu virtual interconectado com outros museus do Brasil e do exterior;
- Organização de um livro-catálogo impresso com informação da totalidade da coleção visando a divulgação da mesma.
- A implantação das condições necessárias para alcançar o objetivo deste projeto permitirá conhecer, de fato, o potencial que a Coleção Etnográfica Carlos Estevão possui para colocar o Museu do Estado num patamar de local de pesquisa equiparado com outros museus similares em outros estados;

Funcionamento do Projeto

Este projeto está localizado institucionalmente no Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Etnicidade (NEPE), registrado oficialmente no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, do Programa de Pós Graduação em Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco, e no Museu do Estado de Pernambuco, sob a coordenação do Prof. Dr. Renato Athias.

Comitê Gestor
Margot Monteiro Diretora do Museu do Estado de Pernambuco
Socorro Ferraz Diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE
Antônio Motta Coordenador do Curso de Museologia de PPGA da UFPE
Marta Freire Conselho Curador do MEPE e do Associação dos Amigos do MEPE

Coordenação do Projeto
Renato Athias do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE
Georgia Quintas do Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo de Imagem e Som da UFPE

Assessoria
Lúcia Hussak van Velthem Pesquisadora do Museu Emílio Goeldi

Equipe do MEPE
Gerturdres Gomes Lins, Icléia Braga Mascarenhas, Mariza Varella, Rinaldo Carvalho, Tania Borges.

Equipe de Fotografia
Alexandre Belém e Leo Caldas.

Bolsistas da FACEPE/NEPE
Pesquisadores Anaíra Mahin, Nilvânia Barros, Roberta Rodrigues, Wilke Melo.
Analista de sistemas e Designer: Edson Dionisio