Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação Internacional
Comissão Fulbright oferta bolsas de Doutorado Sanduiche em Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes PDF Imprimir E-mail

Estão abertas até 21 de dezembro as inscrições para bolsas de Doutorado Sanduiche nas áreas de ciências humanas, ciências sociais, letras e artes da Comissão Fulbright, programa de intercâmbio educacional e cultural do Governo dos Estados Unidos da América. Até 25 doutorandos serão contemplados com as bolsas de nove meses de duração, que terão início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. Os candidatos devem ter excelente desempenho acadêmico e conhecimentos avançados de inglês para realizar o estágio de doutorando nos Estados Unidos.  As inscrições devem ser realizadas simultaneamente junto à Fulbright e à Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As instruções estão disponíveis no site da iniciativa

Os benefícios incluem uma bolsa mensal de 2 mil dólares, auxílio-instalação de 1.300 dólares, auxílio para aquisição de livros e/ou computador de 2.000 dólares, auxílio para participação de eventos acadêmicos/científicos nos EUA de até 1.200 dólares, auxílio deslocamento ou passagem aérea Brasil/EUA/Brasil e seguro-saúde.  Caso o bolsista tenha que realizar treinamento intensivo de inglês, a duração da bolsa pode se estender por mais 4 semanas, antes do início do programa acadêmico.

Os interessados devem preencher os seguintes requisitos: possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense; estar matriculado em curso de doutorado reconhecido pela Capes; não ter usufruído de bolsa de doutorado anteriormente; ter proficiência em inglês comprovada com teste TOEFL (Test of English as Foreign Language ) nas modalidades ITP (mínimo 527 pontos) ou IBT (mínimo 71 pontos); e ter cursado o mínimo de créditos exigidos pelo curso para realização do doutorado.

Mais informações sobre os requisitos, benefícios, edital e processo de inscrição podem ser conferidos no site da Fulbright. 

fulbright doc FULBRIGHT – Criado em 1946, por lei do Senador J. William Fulbright, o programa de intercâmbio educacional e cultural do Governo dos Estados Unidos da América tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países. Durante toda a sua existência, este programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países. A Fulbright chegou ao Brasil em 1957 e desde então representada e administrada por uma organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA: a Comissão Fulbright. Suas bolsas já levaram mais de 3.500 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.000 norte-americanos para o Brasil.

Mais informações

Fulbright Brasil