17.06.15

UFPE obtém boa avaliação no QS World University Ranking 2014/2015

PDF Imprimir E-mail

A Universidade Federal de Pernambuco obteve, mais uma vez, boa avaliação no QS World University Ranking 2014/2015, em especial na área de “Estatística e Pesquisa Operacional”, ficando, nesta área, no 5º lugar entre as universidades brasileiras e, no mundo, no intervalo 151-200 melhores instituições. O ranking analisa 36 áreas e quatro indicadores: reputação acadêmica, reputação da universidade de acordo com o empregador, citações por artigo publicado e índice-h, sendo estes dois últimos critérios relacionados ao impacto da pesquisa produzida nas universidades analisadas. A UFPE é a única universidade do Norte/Nordeste considerada de excelência nas 36 áreas analisadas, ficando ao lado da Universidade de Brasília como as duas únicas fora do eixo Sul-Sudeste.

A área de Estatística e Pesquisa Operacional é bastante explorada, na UFPE, nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Estatística e Ciência da Computação. Pesquisadores de Administração e Economia que trabalham com essa área também contribuíram para o resultado obtido pela Universidade.

Outras áreas também foram bem avaliadas pela instituição. “Ciência da Computação e Sistemas de Informação” ficou em 6º lugar no Brasil e, no mundo, no intervalo 201-250. Já a área de “Engenharia Elétrica e Eletrônica” alcançou o 9º lugar no Brasil e ficou, no mundo, no intervalo 215-300.

No QS World University Ranking 2014/2015, nacionalmente, a campeã foi a Universidade de São Paulo, que ficou na 132ª posição no ranking mundial. As 22 melhores universidades brasileiras estão entre as 700 melhores do mundo: 14 são federais, cinco estaduais e três particulares. O QS World University Ranking tem reconhecimento mundial e é realizado anualmente desde 2004. No geral, a UFPE ficou no 21º lugar no Brasil e no intervalo 701+. Entre as instituições de nível superior dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a Universidade ficou na 74ª colocação e, entre as instituições latino-americanas, no 46º lugar.

Quando comparadas apenas instituições da América Latina, a USP ocupa a primeira posição do ranking, com 100 pontos. A UFPE ficou na 46ª colocação, sendo a primeira entre as universidades do Nordeste. A UFBA alcançou a 62ª colocação. A UFC ficou na 94ª; a UFPB, na 115ª, e a UFRN, na 119ª colocação.

6 visitantes online | 2184 visualizações