Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Engenharia de Produção
Produtividade é desafio para o Brasil, avalia Meirelles PDF Imprimir E-mail

Fonte: Estadão, publicado em 31/07/2012

FRANCISCO CARLOS DE ASSIS - Agencia Estado

SÃO PAULO - Aumentar produtividade é o desafio da economia brasileira daqui para frente. A avaliação é do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, apresentada durante evento organizado nesta terça-feira pela FTI Consulting, na capital paulista, sobre perspectivas para este segundo semestre. "Entramos na fase em que o desafio é a produtividade, que é a prioridade nacional, como a Educação e a desoneração dos custos das empresas para induzir investimento."

De acordo com Meirelles, a economia do País entrou em um novo ciclo com a estabilização na década de 1990, a taxa média de crescimento aumentando e o índice de desemprego recuando de um patamar de 13%. Mais recentemente, no ambiente da crise de 2008, iniciada com a quebra do Bear Stearns em março, e que evoluiu para a quebra do Lehman Brothers em setembro do mesmo ano, o Brasil soube contornar os efeitos da escassez de crédito concedendo financiamentos internamente.

Com o desemprego caindo para a taxa de quase pleno emprego, a economia brasileira, na visão de Meirelles, usufrui do bônus da estabilidade. Segundo ele, O Brasil passará agora a crescer a uma taxa menor e o mercado de trabalho não deverá mais se expandir a taxas tão expressivas. Além disso, o economista prevê queda no fluxo de capital, afetando o mundo e o Brasil ainda que de forma menos aguda.

Perspectivas

Para Meirelles, "o fato de termos que enfrentar um desafio agora não quer dizer que voltaremos atrás". Ele mencionou que o País tem hoje cerca de US$ 360 bilhões em reservas internacionais e a dívida cambial doméstica é quase inexistente. "O Brasil tem dívida pública externa substancialmente inferior às reservas. Temos trajetória de inflação ancorada. Então, a realidade do País é diferente."

A discussão atual, comenta Meirelles, foca na taxa de crescimento maior. "A taxa de crescimento hoje é de em torno de 2,5%. Uns falam mais outros menos. Para o ano que vem, em torno de 4%. A questão é qual taxa é sustentável. Faz diferença se situar em uma taxa de 3,5% ou 4,5%."

O economista acredita que é preciso separar os canais de transmissão da crise em fatores globais (conjunturais) e domésticos (estruturais). Quanto à China, o ex-presidente do BC sustenta que o gigante asiático está engajado em substituir o modelo de exportação por investimentos e aumento do consumo interno, o que afetará um pouco o Brasil. Em 2008, lembra Meirelles, ao contrário do México, que dependia quase exclusivamente dos Estados Unidos para exportar, o Brasil não foi tão pressionado pela crise porque suas vendas para o EUA estavam caindo, enquanto os embarques para a China aumentavam. Ele reitera que "isso agora vai diminuir".

 
Engenharia de Produção lança editais de seleção para mestrado acadêmico e doutorado PDF Imprimir E-mail
ppgep

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFPE lançou dois editais de seleção e admissão aos cursos de mestrado acadêmico e de doutorado, referentes ao ano letivo de 2013. As inscrições para o doutorado começam em 16 de julho e se encerram em 24 de agosto. Já no mestrado, o prazo para inscrição vai de 6 de agosto a 14 de setembro. As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou via procuração, na Secretaria do Programa, ou ainda por correspondência.
A seleção do mestrado acadêmico será formada por análise documental e avaliação do conhecimento do candidato em relação à linha de pesquisa escolhida, realizadas entre 17 de setembro e 3 de dezembro. São disponibilizadas 36 vagas para o mestrado, e uma vaga adicional para servidor da UFPE. A seleção de doutorado constará de análise documental e avaliação do anteprojeto de pesquisa, realizada entre 25 de agosto a 10 de dezembro. Para o doutorado, são oferecidas 12 vagas e uma vaga adicional para servidor da UFPE.
 
Pesquisa mostra que número de alunos em cursos de especialização aumenta mais de 20% PDF Imprimir E-mail

Do Bom Dia Pernambuco

 

Pesquisa mostra que número de alunos em cursos de especialização aumenta mais de 20%

 

ctg

http://g1.globo.com/videos/pernambuco/bom-dia-pe/t/edicoes/v/pesquisa-mostra-que-numero-de-alunos-em-cursos-de-especializacao-aumenta-mais-de-20/1961421/

 
O Congresso Internacional sobre Decisão em Grupo e Negociação em Recife contou com a participação de integrantes de 22 países em 2012 PDF Imprimir E-mail

gdn2012

A 12ª Conferência Internacional de Decisão em Grupo e Negociação (GDN 2012) foi realizada na cidade do Recife, no período de 20 a 24 de maio de 2012. O evento proporcionou um fórum de discussão para os pesquisadores que trabalham na área, reunindo pessoas das Américas, África, Ásia, Europa e Oceania, distribuídos em 29 sessões técnicas, com a presença de 22 países e 170 autores. O evento foi uma conferência conjunta do INFORMS section on Group Decision and Negotiation, EURO Working Group on Group Decision and Negotiation Support e EURO Working Group on Decision Support Systems. Esta conferência contou com o apoio e organização do Centro de Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Decisão (CDSID). Mais informações em www.cdsid.org.br/gdn2012.
 
Ex-aluna é selecionada pela Volkswagen PDF Imprimir E-mail

Ex-aluna de Engenharia de Produção é selecionada em programa de trainee da Volkswagen

A aluna Gabriela Costa Branco está entre os 24 profissionais aprovados do Programa Trainee da Volkswagen brasileira. A jovem é graduada pela Universidade Federal de Pernambuco em Engenharia de Produção, turma de 2009. O programa contou com 24.179 inscritos por todo o país.

A Volkswagen, através de uma carta assinada pela gerente de Recursos Humanos Lourene Moreira, elogiou a UFPE pela sua formação acadêmica de excelência e pela contribuição para a solidificação do conjunto de competências dos seus alunos, preparando-os para o reconhecimento diferencial competitivo no mercado.

Mais informações
Departamento de Engenharia de Produção
(81) 2126.8728

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL