Perfil de Deusinete Tenorio

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil, 1974

Meus Sites

Experiência

Deusinete Tenorio possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1974), mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1979) e doutorado em Doutorado em Ciências Biológicas - Universidade de Barcelona (1992). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Oceanografia Biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: bentos de ecossistemas costeiros e moluscos marinhos e estuarinos do Nordeste do Brasil.

Linhas de Pesquisa

• Moluscos marinhos e estuarinos: sistemática, ecologia e distribuição geográfica
  • Ecologia do bentos estuarino
  • Bentos de ecossistemas costeiros

Projetos em Andamento

• Avaliação da biota bentônica na porção offshore das Bacias Potiguar e Ceará

Cooperação

• Saúde dos ecossistemas recifais sujeitos a diferentes intensidades de uso e conservação em Suape e Tamandaré (Pernambuco)

Artigos Científicos

Nota: Caso não tenha acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, entre em contato para solicitar o PDF de um artigo por Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Acesso ao artigo Araújo, M.S.L.C.; Tenório, D.O.; Castiglioni, D.S. 2014. Diversidade e distribuição dos Crustacea Brachyura dos manguezais dos rios Ariquindá e Mamucabas, litoral sul de Pernambuco, Brasil. Revista de Gestão Costeira Integrada, 14: 483-499.

Acesso ao artigo Araújo, M.S.L.C.; Tenório, D.O.; Castiglioni, D.S. 2014. Population biology of the crab Armases angustipes (Crustacea, Decapoda, Sesarmidae) at Brazilian tropical coast. Iheringia: Série Zoologia, 104: 150-161.

Acesso ao artigo Silva Filho, G.F.; Tenório, D.O.; Pinto, S.L.; Alves, M.S. 2012. Mollusca Scaphopoda Bronn, 1862 da costa nordeste do Brasil. Tropical Oceanography, 40: 29-103.

Acesso ao artigo Pinto, S.L.; Barros, C.N.; Vaz, R.V.; Souza, M.; Mendes, E.S.; Tenório, D.O. 2012. Mollusks as indicators of environmental quality in a tropical estuary. Tropical Oceanography, 40: 143-157.

Acesso ao artigo Vilar, T.C.; Tenorio, D.O.; Feitosa, F.A.N. 2012. Criação experimental da ostra-do-mangue Crassostrea rhizophorae (Guilding, 1828) em Barra de São Miguel, Alagoas. Tropical Oceanography, 40: 296-308, 2012.

Acesso ao artigo Francisco, J.A.; Tenório, D.O.; Barros, J.C.N.; Silva, J.G.A.; Silva, G.F. 2011. Shell morphometry of three species of the genus Nuculana Link, 1807 (Bivalvia, Protobranchia, Nuculanidae) from continental shelf and slope northeastern Brazil. Tropical Oceanography, 39: 22-26.

Acesso ao artigo Farrapeira, C.M.R.; Tenório, D.O.; Amaral, F.D. 2011. Vessel biofouling as an inadvertent vector of benthic invertebrates occurring in Brazil. Marine Pollution Bulletin, 62: 832-839.

Acesso ao artigo Tenório, D.O.; Barros, J.C.N.; Francisco, J.A.; Silva, G.F. 2011. New species of Architectonicidae (Gastropoda Heterobranchia) from northeastern Brazil. Tropical Zoology, 24: 173-191.

Acesso ao artigo Barros, J.C.N.; Francisco, J.A.; Vasconcelos-Filho, A.L.; Tenorio, D.O. 2010. Moluscos encontrados no trato digestivo de Sphoeroides testudineus (Linnaeus, 1758) (Teleostei: Tetradontidae), no Canal de Santa Cruz, Itamaracá - Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, 5(1): 70-80.

Acesso ao artigo Farrapeira, C.M.R.; Ferreira, G.F.A.; Tenório, D.O. 2010. Intra-regional transportation of a tugboat fouling community between the ports of Recife and Natal, Northeast Brazil. Brazilian Journal of Oceanography, 58(SI): 1-14.

Acesso ao artigo Farrapeira, C.M.R.; Melo, A.V.O.M.; Tenório, D.O. 2009. Comunidade bentônica de lagunas costeiras impactadas de Recife e Olinda, Pernambuco - possível grupamento biológico bioindicador de poluição orgânica. Arquivos de Ciências do Mar, 42(2): 28-38.

Lima, S.F.B.; Tenorio, D.O.; Barros, J.C.N. 2007. New species of Brazilian deep-water Terebra (Caenogastropoda: Terebridae) with the first record of Terebra colombiensis (Simone & Gracia, 2006) for the southwestern Atlantic. Miscellanea Malacologica, 2(4): 63-72.

Atualizado em 30/12/2016

[voltar ao departamento]               [voltar ao curso de graduação]               [voltar ao curso de pós-graduação]