Estágio Obrigatório e Não Obrigatório

PROCEDIMENTOS INTERNOS:

Abaixo estão descritos os procedimentos que devem ser adotados para TODAS as modalidades de estágio.

Para empresas não conveniadas: Entrar em contato com a Central de Estágio (1º andar no bloca da escolaridade) para informações e celebração do convênio.

Após o convênio:

1° Entrar em contato preliminar com a coordenação de estágio do curso de EP, com o intuito de verificar as informações relativas à empresa concedente de estágio, período de realização do mesmo, etc. ISTO GARANTE QUE O PROCESSO INICIE SEM PROBLEMAS POSTERIORES.
  • É fundamental que o aluno tenha um ORIENTADOR de estágio que seja professor diretamente relacionado ao curso de Engenharia de Produção. Para tanto, esta coordenação aconselha que o aluno faça contato preliminar com os professores com o intuito de verificar a disponibilidade em orientá-lo antes da celebração do termo de compromisso de estágio. Ou seja,o aluno deve contactar previamente professores para orientá-lo formalmente.
  • Para o estágios NÃO OBRIGATÓRIOS deve ser entregue 01 cópia do histórico escolar com a finalidade de verificar o atendimentos aos requesitos mínimos previstos naS Resoluções vigentes.
2º Após a primeira etapa, o aluno deve providenciar o TERMO DE COMPROMISSO e o PLANO DE ATIVIDADES (conforme modelos abaixo). Estes documentos, devidamente assinados pela empresa e pelo aluno, devem ser enviados à Coordenação de Estágio para assinatura. As informações contidas no termo de compromisso (contrato) devem ser equivalentes àquelas no plano de atividades.

OBSERVAÇÕES:
  • As informações contidas no Termo de Compromisso disponibilizado pela PROACAD devem ser adaptadas ao caso do Centro Adêmico do Agreste e ao Curso de EP. Portanto, é fundamental que o aluno faça o primeiro contato com a coordenação de estágio do curso para obter estas informações. Termos de Compromissos e/ou Planos de Ativiades preenchidos com informações incorretas não serão aceitos.
  • No mínimo 03 vias dos documentos citados acima são necessárias: estagiário, concedente e coordenação de estágio.
  • Quando o termo de compromisso (modelo da empresa) já contiver o plano de atividades com o nome do supervisor designado pela empresa, não é necessária a entrega do plano de atividades em separado, conforme o modelo descrito acima.
  • A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO É A ULTIMA A ASSINAR ESTES DOCUMENTOS. Mesmo no caso do estágio ser formalizado por Agentes de Integração, este deve enviar a via da UFPE com todas as assinaturas.
  • OS TERMOS DE COMPROMISSO NÃO SERÃO ASSINADOS COM DATAS RETROATIVAS.
  • O ESTÁGIO NÃO PODE INICIAR SEM A FIRMAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO.
3º Todos os discentes devem entregar à coordenação de estágio do curso de EP um termo de ciência das obrigações do estagiário. A entrega deste termo deve ser feita junto ao Termo de Compromisso (no momento das assinaturas).

OBS: a coordenação de estágio do curso de Engenharia de Produção se reserva o direito de não assinar documentações de estágio sem a entrega deste termo.

4º Todos deverão entregar no mínimo 01 relatório a cada trimestre e 01 relatório semestral/final. Relatórios adicionais podem ser requeridos pelo orientador à qualquer momento. Além disso, ao final do estágio devem entregar o formulário de avaliação final.

OBS: Todos os procedimentos são subordinados ao atendimento das regulamentações vigentes. Portanto, podem ser revistos e alterados a qualquer momento sem aviso prévio.

MATRÍCULA NO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

A matrícula no estágio obrigatório deve, preferencialmente, obedecer o calendário acadêmico. Mas, ela é realizada em fluxo contínuo.

Portanto, no momento em que o discente obter uma sinalização positiva da empresa concedente de estágio, este deve realizar a solicitação prévia de matrícula na disciplina de estágio na escolaridade.

Desta forma, a solicitação de matricula deve ocorrer, preferencialmente, antes da formalização do estágio.

RESPONSABILIDADES

Responsável pelo estágio Não Obrigatório: coordenador do curso

Responsavel pelo estágio Obrigatório: coordenador de estágio

Coordenador de estágio do curso EP: Thárcylla Rebecca Negreiros Clemente

Horário: Segundas-feiras 17:00 as 19:00h.

Para melhorarmos o processo de comunicação com a Coordenação de estágio, em assuntos relacionados unicamente a esta coordenação, solicitamos que enviem emails APENAS para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

LEIS E REGULAMENTOS

Legislação - lei nº11788/2008 de 25/09/2008

Resolução CCEPE nº 20/2015 - Disciplina o Estágio na UFPE

Resolução CCEPE nº 09/2016 - Disciplina o Estágio na UFPE

Resolução de estágio EP/CAA nº 01-2017

Outras informações acessar o Site da PROACAD, click aqui.