Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Semestre 2019.2 - DATAS IMPORTANTES

2019.2 TCC Cronograma

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: SEMESTRE 2019.2

Responsável pela disciplina: Prof. Thalles Garcez [ Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ]

Para INFORMAÇÕES ADICIONAIS clique AQUI!

1) PROCEDIMENTOS PARA A ENTREGA DO FORMULÁRIO E PRÉ-PROJETO:

Enviar por email [ Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ] o formulário de entrega de pré-projeto (assinado) e o pré-projeto até dia 26/08/2019.

Cada discente irá sugerir o seu orientador neste formulário. Nos casos em que não houver esta sugestão ou o orientador não tiver disponibilidade para tal, caberá ao colegiado de EP designar um orientador, conforme a linha de pesquisa do pré-projeto de TCC.

2) PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE E-MAIL PARA RECEBER NOTÍCIAS SOBRE OS PROCEDIMENTOS DA DISCIPLINA:

Todos os alunos matriculados na disciplina de TCC deverá mandar um email [ Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ] solicitando o cadastro para receber as notícias da disciplina.

3) PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO E DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

3.1) Após elaboração do TCC, obedecendo as regras de formatação e elementos essenciais descritos no Guia de elaboração de TCC e o template TCC (disponíveis abaixo) e a liberação do respectivo orientador(a), deve-se solicitar a defesa através do requerimento enviando-o por e-mail para o Prof. responsável pela disciplina Projeto Final de Curso - [ Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ];

3.2) O orientador(a) irá convidar a banca e marcará a data e horário da defesa - IMPRETERIVELMENTE, repassar as informações para o e-mail [ Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ] da formação da banca e do horário para o responsável pela disciplina de Projeto Final de Curso (PROD0031) para ampla divulgação da defesa pública (ao menos 1 semana antes da defesa);

3.3) As cópias do TCC para a defesa do TCC devem ser entregues ao orientador(a) ou diretamente a banca;

4) PROCEDIMENTOS APÓS A DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

4.1) Após a defesa, o aluno deverá proceder às revisões finais do TCC recomendadas pela Banca e apresentá-las ao professor orientador do TCC, o único que poderá autorizar a entrega da versão definitiva do trabalho.

4.2) Após liberação da versão final do TCC pelo orientador, o aluno deverá solicitar na biblioteca setorial do CAA/UFPE a ficha catalográfica do TCC, para ser inserido na versão digital (no formato PDF) – (Vide procedimentos em link abaixo).

4.4) Posteriormente, o aluno deverá entregar na Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE) os documentos constados no checklist, que entre outros consta a mídia eletrônica (CD/DVD) contendo apenas o TCC (em arquivo formato PDF). A mídia deverá ser identificada com uma capa, onde constarão as seguintes informações: nome da universidade; nome do centro; nome do departamento; nome do curso (de graduação); título do trabalho; nome do aluno; nome do orientador, com titulação; e local, mês e ano da defesa.

4.5) Ainda para a Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE), o aluno também deverá entregar os anexos descritos no FORMULÁRIO DE ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E CHECKLIST, devidamente assinados.

4.6) Somente após a entrega da mídia eletrônica e dos formulários contidos no FORMULÁRIO DE ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E CHECKLIST é que o professor responsável pela disciplina irá inserir a respectiva nota no SIG@;

4.7) Se o orientador assim solicitar, o aluno também deverá providenciar a impressão e a encadernação em capa dura de 01 (um) exemplar do trabalho, a ser entregue diretamente a ele. Os dados da capa também deverão estar conforme modelo no final desta página.

• Formulário de entrega de pré-projeto (link)
  • Guia de elaboração de pré-projeto (link)
  • Guia de elaboração de TCC final (link)
  • Formatação para elaboração do TCC: vide Template TCC Final (link) (Conforme disponibilizado pela Biblioteca-CAA/UFPE 2019)
  • Formulário de solicitação de defesa do TCC (link)
  • Orientações da Biblioteca CAA/UFPE para entrega de monografia (link)
  • Documentos para a defesa e checklist (link)

Checklist para a entrega da versao final à Secretaria Geral de Cursos de Graduação (SEGEC/CAA/UPFE):

1. Mídia (CD/DVD), devidamente identificada, contendo apenas a gravação em formato “pdf” da versão final do TCC (02 vias: 01 via para depósito na Biblioteca/CAA/UFPE e 01 via depósito na secretaria SEGEC/CAA/UPFE);

2. Ata de presença da defesa pública do trabalho de conclusão de curso (01 via para a secretaria SEGEC/CAA/UPFE)) (ANEXO 01);

3. Ata de defesa pública do trabalho de conclusão de curso (01 via para a secretaria SEGEC/CAA/UPFE)) (ANEXO 02);

4. Folha de aprovação para a biblioteca/CAA/UFPE (02 vias: 01 via para o aluno anexar ao TCC e 01 via para deixar na secretaria SEGEC/CAA/UPFE)) (ANEXO 03);

5. Termo de Autenticidade de Autoria devidamente assinado pelo aluno para ser entregue a secretaria SEGEC/CAA/UPFE)) (ANEXO 04);

6. Cópia do termo de depósito de monografia emitido pela Biblioteca/CAA/UFPE

OBS: qualquer alteração que a coordenação julgar ser necessária nos procedimentos e/ou nos documentos poderá ser realizada sem aviso prévio. Os discentes matriculados na disciplina de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) devem observar a Resolução Nº 02/2014 EP/CAA.

IMPORTANTE: Art. 9º - Os TCCs serão apresentados no máximo até a semana destinadas aos exames finais, conforme calendário acadêmico dos cursos de graduação da UFPE,com a presenção de todos os alunos matriculados na disciplina, em dia e hora previamente divulgados