| Organização

 

Comissão Organizadora:

 

Coordenador Geral

Renato Athias

Vice-Coordenadora Geral

Jane Pinheiro

 

Comissão Organizadora

Renato Athias

Jane Pinheiro

Glauco Machado

Paulo Cunha

Polly Cavalcanti

Karuna de Paula

Amanda Borges

 

Programação Visual​

Aaron Bailey Athias

Jonas Bailey Athias

Wenderson Lima

 

Curadoria das Mostras

Jane Pinheiro

Glauco Machado

Alessandro Campos

Renato Athias

 

Juri Oficial da Mostra Competiva

Carlos Viana

Lisabete Corradini

João Martinho de Mendonça​

Mauro Khoury

Pedro Simonard

Teresa Montoya

 

 

Comissão Local de Seleção das Mostras

 

Alex Vailati é Antropólogo e documentarista, tem doutorado em Antropologia e Etnologia pela Università degli Studi di Torino (Itália). Desde 2005, após uma pesquisa sobre os refugiados políticos africanos na Itália, começou a trabalhar na África meridional, principalmente na África do Sul (KwaZulu-Natal) e Moçambique (Zambesia), com os temas igrejas independentes, juventude e cooperativismo rural. No Brasil, desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina sobre o papel dos jovens em comunidades de pescadores da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). Em 2014-2015 desenvolve o projeto da TvABA junto à Associação de Antropologia Brasileira. É membro do NAVI, Núcleo de Antropologia Visual e Estudo da Imagem da UFSC. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Ricardo

 

Alessandro Ricardo Campos

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA/UFPA, Mestre pelo mesmo Programa (2014), Especialista em Educação e Saberes Africanos e a Implementação da lei 10.639 pela Universidade Federal do Pará (2012) e graduada em Ciências Sociais também pela Universidade Federal do Pará (2005). Atua como servidor público estadual, Professor Classe II, e discente externo da UFPA. É membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem Visagem, que é atrelado ao PPGSA/UFPA, é membro da Equipe Editorial da Revista Eletrônica Visagem e editou a seção Composições da Revista Novos Debates, da Associação Brasileira de Antropologia.

 

ba

Glauco Fernandes Machado possui a graduação em Arte e Mídia, e Mestrado em Antropologia. Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e sócio da Associação Brasileira de Antropologia, fazendo parte do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE (LAV) e do Núcleo de Estudos sobre Etnicidade (NEPE). Tem experiências na área de Antropologia e filme-documentário, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia Visual, Imagem fílmica e fotográfica, Cinema, Etnicidade, Patrimônio e Arte e Mídia. Realizou diversas montagens em filmes etnográficos como o "Oi, que Prazer, que Alegria, Kapinawá" que ganhou o Prêmio Juri Popular no VI Concurso Pierre Verger 2006, Associação Brasileira de Antropologia.

foto-jane-pinheiro

Jane Pinheiro possui graduação em Licenciatura Plena Em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), especialização em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atualmente é professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ensino de Arte, com ênfase em Arte Contemporânea, Fotografia, Cínema e Vídeo, e na área de Antropologia, com ênfase nos estudos da Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, fotografia, artes visuais e arte/educação.

 

Paulo cunha

Paulo Carneiro da Cunha Filho é graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e doutor em Arts et Sciences de l´Art pela Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (1989). Entre 1973 e 1993 exerceu várias atividades como como jornalista - atuando, entre outros, no jornal O Estado de S. Paulo e na TV Globo. Fez cinema experimental (sobretudo curtas em super-8 e em 16 milímetros). Foi, durante dois anos, membro do seminário fechado de Christian Metz na École des Hautes Études en Sciences Sociales, onde também obteve o "diplôme" sob orientação do historiador Marc Ferro. Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco, onde ensina e orienta no Programa de Pós-graduação em Comunicação, com ênfase em Teoria da Imagem, e no Bacharelado em Cinema. Atualmente coordena um projeto de pesquisa sobre a adoção de tecnologias visuais na periferia do capitalismo.

Renato

Renato Athias possui graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1975), mestrado em Etnologia - Universidade de Paris X, (Nanterre) (1982) com a dissertação sobre a Noção da Identidade Étnica na Antropologia Brasileira. Doutorou-se em Etnologia pela mesma Universidade (1995). Realizou estudos na área de mídia e televisão na Universidade de Southampton (Reino Unido). Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE e, é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. Atualmente coordena o Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo Imagem e Som & Ciências Humanas da UFPE.