Atividades Extensionistas

ATIVIDADES EXTENSIONISTAS JÁ CONCLUÍDAS:

2014 - 2015

Zoologia Multissensorial: Otimização e implementação de modelos didáticos para deficientes visuais

Descrição: A proposta tem como principal objetivo trabalhar na perspectiva de aperfeiçoamento dos modelos previamente elaborados para abordagem do ensino de zoologia a alunos com deficiência visual. O Projeto possui duas linhas de ação: a primeira diz respeito ao aperfeiçoamento recursos de apoio didático multissensoriais (READIM) com o intuito de torná-los mais eficientes no processo de ensino-aprendizagem. A segunda será realizada, com Professores da Rede Municipal de Ensino, ações no intuito de divulgar e expandir a proposta por meio da formação continuada dando continuidade aos trabalhos realizados anteriormente..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Carlos Daniel Pérez - Coordenador / Emanuel Souto - Integrante.

Financiador(es): Proext-UFPE - Auxílio financeiro.

2013 - 2014

Zoologia Multissensorial - uma proposta inclusiva para pessoas com deficiência visual

Descrição: A proposta tem como principal objetivo abordar o ensino de zoologia para alunos com deficiência visual. O projeto tem duas linhas de abordagem: a primeira focaliza a criação de modelos e instrumentos didáticos zoológicos para transmitir o conhecimento a alunos com deficiência visual, e a segunda abordagem centraliza a implementação desses instrumentos em escolas com alunos cegos visando a formação dos professores no uso dos modelos criados e testando a viabilidade dos mesmos com os alunos com deficiência visuais.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Carlos Daniel Pérez - Coordenador / Emanuel Souto - Integrante / Maria Zélia de Santana - Integrante.

Financiador(es): Proext-UFPE - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pernambuco - Bolsa.

As coleções didáticas e sua inserção no Campus de Vitória de Santo Antão da UFPE

Descrição: Criação e manutenção de uma coleção biológica didática que complemente as atividades docentes da Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória, assim como apoiar atividades de ensino de biologia em instituições públicas e privadas de Vitória de Santo Antão e cidades vizinhas.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1).

Integrantes: Carlos Daniel Pérez - Coordenador / PAULA BRAGA GOMES - Integrante / Andre Mauricio Santos - Integrante / Angelica Kazue Uejima - Integrante / Augusto César Pessoa Santiago - Integrante / Emanuel Souto - Integrante.
Financiador(es): Proext-UFPE - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4

2008 - 2009

Descrição: Projeto de extensao que visa a montagem e insercao de uma colecao biologica didatica no campus da UFPE em Vitoria, assim como a articulacao com as redes de ensino publico e privado da regiao, visando o fortalecimento do ensino nas ciencias biologicas nas inmediacoes da IES.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1).

Integrantes: Carlos Daniel Pérez - Coordenador / Andre Mauricio Santos - Integrante / Angelica Kazue Uejima - Integrante / Augusto César Pessoa Santiago - Integrante.
Financiador(es): Proext-UFPE - Auxílio financeiro