Projetos

PDF Imprimir E-mail

PROJETOS DESENVOLVIDOS OU EM ANDAMENTO

PROJETO DE PESQUISA: Juventude Rural: Educomunicação e Agroecologia
Ano: 2015/2017

Descrição: O projeto tem como fito investigar modo de vida camponês e promover a formação de jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Essa formação está vinculada ao desenvolvimento de experiências agroecológicas e sua forma de ação comunicacional que ocorre nas comunidades rurais onde os jovens residem. Nossa questão está centrada na indagação: como os jovens vêm trabalhando a agroecologia nas comunidades e a forma como eles se comunicam. Esta relação vem conectada a proposta de fortalecimento do desenvolvimento da vida no campo de modo sustentável, além de, proporcionar, numa ampla ação de formação e pesquisa que mobiliza o saber popular e o saber científico, a melhoria da qualidade de vida e a busca por políticas públicas.
Situação: Em andamento. Financiamento: MDA/MCTi.

PROJETO DE PESQUISA:Avaliação do Projeto de Construção de Usina Nuclear e possíveis Impactos Territoriais sobre a Comunidade Quilombola de Poço dos Cavalos, Município de Itacuruba, Pernambuco.

Ano:2016/2017

Descrição: A investigação tem como principal enfoque abordar a perspectiva que o Estado brasileiro compreende o sertão nordestino e aprofundar as questões referentes aos possíveis impactos na natureza e nas comunidades ribeirinhas com a construção da usina nuclear no sub-médio curso do São Francisco. Na verdade, a região já vem sofrendo intervenções do Estado, a exemplo da construção da UHE de Itaparica edificada no final da década de 1970 e inicio de 1980 e da construção do Canal da transposição iniciado e não concluído em finais da década de 2000. Destacamos como objetivo central analisar os possíveis impactos da construção da usina nuclear e suas implicações no ordenamento territorial da comunidade quilombola de Poço dos Cavalos e do município de Itacuruba. E como objetivos específicos: analisar as ações de desenvolvimento territorial empreendidas pelo Estado brasileiro e sua relação com as territorialidades ribeirinhas; Apreender a organização sociopolítica da comunidade de Poço dos Cavalos e caracterizar sua territorialidade; Mapear as áreas das comunidades que sofrerão algum tipo de impacto socioambiental devido à construção e funcionamento da Usina Nuclear, e por fim identificar os principais tipos de conflitos territoriais decorrentes da apropriação e uso da natureza pelos grandes empreendimentos capitalistas, em especial da relação com a construção da Usina Nuclear.

Situação: Em andamento. Financiamento: PROPESQ/CNPq

PROJETO DE PESQUISA: Avaliação dos resultados gerados pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária Pronera (2004/2014): uma análise sobre o MST Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Pernambuco
Ano:2015/2016
Descrição: Consiste na analise dos resultados obtidos com a implementação de ações do Programa Nacional de educação na Reforma Agrária (PRONERA) no MST Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (2004/2014) no estado de Pernambuco. O projeto detém como objetivos específicos: Verificar com mais detalhes a atuação do PRONERA no Estado a partir da área de abrangência de sua atuação no MST em Pernambuco, contendo: cadastro das informações de ensino e seus parceiros que ofereceram cursos do Pronera (2004/2014); Levantar os temas de TCC s e monografias realizadas pelos alunos dos cursos de Pronera; Organizar um cadastro de livros, artigos, teses e dissertações sobre o Pronera, no âmbito das instituições pesquisadas; Disponibilizar os resultados das ações do Programa Nacional de educação na Reforma Agrária-Pronera (2004/2014); e Avaliar impacto social desta política pública educacional voltada para a realidade do espaço agrário.
Situação: Em andamento. Financiamento: PROPESQ/CNPq

PROJETO DE PESQUISA: Impactos socioambientais da construção da Usina hidrelétrica de Riacho Seco no município de Santa Maria da Boa Vista-Pernambuco.
Ano: 2015

Descrição: A pesquisa intenciona analisar as possíveis mudanças que ocorrerão na relação sociedade-natureza no município pernambucano de Santa Maria da Boa Vista e na região que compreende o Submédio curso do rio São Francisco. O grande empreendimento da construção de mais uma UHE na calha do rio São Francisco pressupõe crescimento econômico e implantação de adequada infraestrutura para o escoamento da produção agrícola. Com isso é fundamental tratar a reconcentração da estrutura da terra, os conflitos desenvolvidos entre Estado, Empresas de construção civil e população ribeirinha. Identificar as consequências da construção da hidrelétrica nas diversidades agrária e do agroecossistema.

Situação: Concluído. Financiamento: FACEPE e CNPq.

PROJETO DE PESQUISA: Campesinato e Transição Agroecológica: Resgatando saberes e construindo novos sujeitos políticos no Sertão do Pajeú, Pernambuco.
Ano: 2014

Descrição: A investigação busca identificar e compreender os processos de transição agroecológica assim como articulações em redes e os arranjos territoriais que possibilitam a reprodução do modo de vida e trabalho camponês. Pretende-se também identificar os sujeitos sociais, organizações políticas e movimentos socioterritoriais que vêm possibilitando a melhoria da qualidade de vida, autonomia, resistência e uma melhor convivência com o bioma Caatinga. As áreas de estudo compreendem a comunidade de Carro Quebrado localizada entre os municípios de Serra Talhada e Triunfo, sertão do Pajeú, Pernambuco.
Situação: Concluído. Financiamento: PROPESQ/UFPE e CNPq

PROJETO DE PESQUISA: II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária

Ano: 2013

Descrição: A investigação se propõe organizar e disponibilizar os resultados das ações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - Pronera (1998-2011). Conta com financiamento do IPEA no âmbito Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional - PNPD do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento - PROMOB. Os sistemas de proteção social e promoção de igualdades de oportunidades e resultados são compostos por complexos esquemas de garantias de renda, de oferta de bens e serviços e de regulação, com a finalildade de atender necessidades, contigências e direitos sociais. Para tal finalidade, são historicamente constituídas estruturas institucionais que empregam significativo número de pessoas e utilizam expressiva parcela do PIB em políticas setoriais e tranversais que se manifestam objetivamente em ações e programas públicos mantidos e geridos pelo Estado. PROMOB-INCRA/IPEA nº. 84/2012.
Situação: Concluído. Financiamento: IPEA/MP e INCRA/MDA

PROJETO DE PESQUISA: Impactos da Construção do Canal da Transposição no Assentamento Serra Negra e Aldeia Pipipã, Floresta, Pernambuco.
Ano: 2012.

Descrição: Analisar o processo interativo do Assentamento Serra Negra e Aldeia Pipipã (Agrovila VI) no Sub-médio São Francisco com o meio natural; Compreender as transformações territoriais decorrentes das obras da transposição do Rio São Francisco; Analisar as mudanças econômicas, ecológicas e sociais nas comunidades ribeirinhas. 
Situação: Concluído. Financiamento: CNPq

PROJETO DE PESQUISA: Agroecologia como agente transformador no espaço agrário. Transição e Desenvolvimento de agriculturas sustentáveis no Assentamento Águas Claras no Município de Ribeirão, Pernambuco.

Ano: 2011.

Descrição: Compreender as transformações territoriais apartir da inserção de práticas agroecológicas em algumas parcelas do Assentamento Águas Claras; Analisar os processos de disseminação do conhecimento agroecológico unindo-se aos saberes tradicionais da localidade; Compreender como o conhecimento agroecológico enquanto ciência, prática e movimento, contribui para o diálogo com os saberes tradicionais disseminando saberes e conhecimentos.
Situação: Concluído. Financiamento: CNPq