Lista de selecionados do curso MAPAS PARA OS DIREITOS TERRITORIAIS DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

PDF Imprimir E-mail
Da FUNDAJ

Saiu a Lista dos Selecionados para o Curso "Mapas para os Direitos Territoriais de Povos e Comunidades Tradicionais",  que será realizado nos dias 10 e 11 de novembro, na Fundaj/Derby (rua Henrique Dias, 609).

Os chamados mapeamentos participativos, etnomapeamentos ou cartografias sociais/afetivas, articulam diferentes práticas de conhecimento, técnicas e métodos, entre diferentes coletivos de povos e organizações indígenas, antropólogos, e outras instâncias e instituições estatais, da sociedade civil e da cooperação internacional, perfazendo o que vamos denominar de “encontros cartográficos”.

O curso pretende oferecer um enfoque prático e vivencial sobre o tema do mapeamento participativo de território de povos e comunidades tradicionais; expor os principais conceitos e metodologias dos etnomapeamentos e cartografias afetivas, como terra, território e territorialidade; direitos territoriais de povos e comunidades tradicionais; concepções e práticas de mapeamento participativo e uso de geotecnologias; e, refletir sobre os usos e o poder dos mapas nas práticas interdisciplinares.

Será ministrado por Thiago Mota Cardoso, Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Catarina, atualmente bolsista de Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Thiago Cardoso tem larga experiência de pesquisa e de trabalhos técnicos sobre territórios tradicionais e suas conexões com as práticas de (etno) mapeamento.

Veja o Edital.

Local: Fundação Joaquim Nabuco - Derby
Endereço: Rua Henrique Dias, 609 - Ed. Ulysses Pernambucano - Derby; 52010-100 - Recife / PE
Local: Sala TEAL MENOR