Universidade Federal de Pernambuco - Núcleo
Abolição e Contrapelo Movimentos e Lutas Antirracistas PDF Imprimir E-mail

uff

 
IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL E X SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA PDF Imprimir E-mail

artesinga2019

Saudações geográficas a todas as pesquisadoras e pesquisadores, estudantes, professoras e professores e, especialmente, representantes de diversas organizações e movimentos sociais imbuídos no enfrentamento aos desafios que perpassam a questão agrária na atual conjuntura da América Latina.

É com atenção, animação e esperança que o Coletivo LEPEC (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato), informa à comunidade brasileira e latino-americana que se dedica aos estudos agrários, sobre a construção do IX Simpósio Internacional de Geografia Agrária e X Simpósio Nacional de Geografia Agrária.

Esperamos receber todas e todos na cidade do Recife em 2019, entre os dias 11 a 15 de novembro. E mais uma vez, alimentar as redes de resistências, rebeldias e acolhimento que perfazem as lutas sociais no campo e na cidade do presente período histórico.

 

Acompanhem nossas redes:

 

https://www.instagram.com/singa_19/
https://singa19.wordpress.com/

https://www.facebook.com/singa2019/

 

Em breve o site oficial do Singa 19 estará no ar.

 

#singa19
#singarecife
#singaquesegue
#singaemfrente

 

 
Defesa de tese de Claudemir Martins PDF Imprimir E-mail
Resistência do campesinato assentado em uma formação territorial marcada pela contrarreforma agrária: da luta pela terra a luta para permanecer no território dos assentamentos rurais no sertão de Alagoas, Brasil".
 
Banca examinadora:
Profa. Monica Cox - UFPE - Orientadora.
Profa. Christiane Campos - UFS
Prof. Cícero Albuquerque - UFAL
Prof. Marco Mitidiero - UFPB
Prof. Nilson Crócia - UFPE
 
Membros Suplentes
Prof. Carlos Feliciano - UNESP
Prof. Cláudio Ubiratan - UFPE
 
Local: UFPE/Recife, CFCH/Auditório da Geografia, sexto andar.
Horário: 14h.
 
I Seminário Metodológico de Trabalho de Campo em Geografia PDF Imprimir E-mail

11

 
CPT irá lançar o relatório Conflitos no Campo Brasil 2018 na próxima semana PDF Imprimir E-mail

da CPT NE2

CPT irá lançar o relatório Conflitos no Campo Brasil 201na próxima semana

 

No dia 12 de abril, sexta-feira da próxima semana, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual,Conflitos no Campo Brasil 2018. É a 34ª edição do relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, neles inclusos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais.

O lançamento ocorrerá a partir das 14h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Estarão presentes no evento o presidente da CPT, Dom André de Witte, o vice-presidente, Dom José Ionilton, membros da coordenação executiva nacional da CPT, Antônio Canuto, jornalista e colaborador da CPT, a doutora em Planejamento Urbano e Regional  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Grupo Nacional de Assessoria (GNA) da FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), Diana Aguiar, Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, a agente da CPT no Maranhão, Márcia Palhano e a camponesa Eulina da Silva, da comunidade Gabriel Filho, em Palmeirante (TO), que foi despejada em abril de 2018.

Conflitos pela água batem novo recorde em 2018 e aumenta o número de famílias expulsas em conflitos por terra

O relatório mostra que 2018 é o ano com o maior número de conflitos por água desde que a CPT começou o registro em separado dos conflitos por terra no ano de 2002, 276. 73.693 famílias estão envolvidas nesses 276 conflitos por água; 85% delas são comunidades tradicionais. O número de conflitos é 40% maior do que em 2017 e o de famílias envolvidas, 108% maior.

2.307 famílias foram expulsas do território. Esse número é 59% maior que o de 2017. Para a metodologia da CPT, expulsão é o ato de retirar da terra seus ocupantes, sem ordem judicial (despejo). Nesses casos, os responsáveis pela expulsão são, geralmente, fazendeiros, empresários, o su­posto dono que, por conta própria, obriga as famílias a sair, principalmente através da pressão de jagunços e, muitas vezes, com a par­ticipação ilegal da própria polícia. Em grande parte, a expulsão se dá em terras griladas.

___________________________________

Serviço:

Lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2018

Quando: 12 de abril (sexta-feira), a partir das 14h30.

Onde: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – SGAN 905 Bloco C - Asa Norte, Brasília (DF).

Informações:

Cristiane Passos (62) 4008-6406 / 99307-4305

Elvis Marques – (62) 4008-6412 / 99309-6781

Mário Manzi - (62) 4008-6414

A partir das 14h30 do dia 12, todos os dados estarão disponíveis na página da CPT na Internet:www.cptnacional.org.br / @cptnacional

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL