Sobre o LPN

PDF Imprimir E-mail

O Laboratório de Polímeros e Nanoestruturas (LPN) foi criado pelo acréscimo de atividades envolvendo nanotecnologia às linhas de pesquisa do Laboratório de Polímeros (LP). Este primeiramente criado em 1999, após expansão da área útil do Departamento de Energia Nuclear (DEN/UFPE), que passou a acomodar novas instalações dedicadas ao ensino e pesquisa, inclusive o então (LP). A partir de meados dos anos 2000, as atividades de pesquisa do LP foram abrangendo áreas centrais da nanotecnologia aplicada às ciências de materiais, como a fabricação de nanopartículas e a incorporação destas para constituir materiais multifuncionais compósitos, ou nanocompósitos poliméricos. No início de 2013, o LPN associou-se ao Núcleo de Engenharia na Escala Nanométrica (NE2N) do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), para compor, junto com o Laboratório de Dispositivos e Nanoestruturas (LDN), um dos Núcleos Parceiros do LARNano UFPE (Rede de Laboratórios Associados em  Nanotecnologia da UFPE).

 

Finalidade do LPN: Produzir e acumular conhecimento científico e tecnológico para a geração de riquezas e satisfação das necessidades da sociedade em geral.

Missão do LPN: Promover o desenvolvimento das nanociências e nanotecnologias na Região Nordeste e no Brasil, otimizando a sua divulgação no meio acadêmico e nos setores produtivos da sociedade, com ênfase em ciência e tecnologia de qualidade e aplicação socialmente útil.