Materiais para Tecnologia de Energia

Com a criação do Curso de Graduação em Engenharia de Energia em 2008, sediado no Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco, houve a necessidade de criação de novas linhas de pesquisa para melhor adequação dos estudos e formação dos estudantes desta graduação.

Assim, foi criada, entre outras, a linha de pesquisa em Materiais para Tecnologia de Energia. Nesta linha, estão inseridos estudos de materiais compósitos utilizados em pás eólicas, desenvolvimento de sensores químicos para utilização em sistemas de hidrogênio, assim como o desenvolvimento de novos materiais com aplicações em células solares.

Linhas de pesquisa: Biomassa residual para produção de energia e novos materiais; Materiais poliméricos e compósitos; Sensores químicos a base de sistemas poliméricos.

Projetos em andamento:

Produção, caracterização e avaliação da degradação e desempenho de novos materiais adequados à cadeia produtiva de biodiesel, petróleo e energia - Avaliação da degradação e desempenho de materiais metálicos e compósitos.

Rede de pesquisa envolvida no projeto: REMULT-END (financiamento: Finep e Petrobrás).

Veja o grupo no CNPq