Laboratório de Tecnologia dos Medicamentos (LTM)

PDF Imprimir E-mail

entradaltm2

O Laboratório de Tecnologia dos Medicamentos, situado no Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCFAR) da Universidade Federal de Pernambuco,  exerce pesquisa científica, formação acadêmica, consultoria farmacêutica e funciona também como uma plataforma multiusuário, recebendo solicitações internas e externas.

Foi fundado pelo Prof. Dr. Pedro José Rolim Neto, no ano de 1996, quando este assumiu a disciplina Tecnologia dos Medicamentos do curso de graduação em Ciências Farmacêuticas. Transformou a área física do setor de produção de medicamentos do DCFAR no atual LTM.

O LTM conta com uma vasta equipe técnica formada por técnicos, estudantes e profissionais com diferentes níveis de formação e áreas de atuação. Em 1999 o grupo de pesquisa, Desenvolvimento Farmacotécnico Industrial de Produtos Farmacêuticos, foi cadastrado no CNPq sob a liderança do Prof. Dr. Pedro Rolim.

O Laboratório mantém colaborações com outros laboratórios nacionais e internacionais, possibilitando o intercambio de conhecimento e de profissionais entre os envolvidos.

As pesquisas científicas realizadas no LTM são publicadas nos mais diversos periódicos nacionais e internacionais preconizados pela CAPES, sendo considerado um laboratório de referência na produção de tecnologia farmacêutica.

O LTM disponibiliza em suas instalações uma biblioteca científica para consulta que agrupa diversos livros científicos e técnicos, manuais, monografias, dissertações e teses em  diferentes áreas do conhecimento correlacionadas a sua área de atuação.

Desde Março de 2006 o LTM é um Laboratório encubado pelo Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes NECTAR, com sede na Cidade de Recife, Estado de Pernambuco.