Pesquisa

PDF Imprimir E-mail

Em linhas gerais, as pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Mastozoologia visam o estudo da diversidade morfológica, taxonômica e evolutiva de mamíferos e os processos que levam a esta diversidade. Este estudo envolve desde a quantificação da diversidade morfológica e/ou taxonômica nos grupos estudados até a avaliação dos fatores que levaram a esta diversidade.

Assim, as pesquisas podem se enquadrar em duas grandes linhas de pesquisa: Evolução morfológica de mamíferos Neotropicais e Diversidade e sistemática de mamíferos Neotropicais, que representam as grandes linhas do Grupo de Pesquisa do CNPq Morfologia, evolução e diversidade de mamíferos Neotropicais, coordenador pelo Dr. Diego Astúa.

A primeira linha visa essencialmente quantificar a diversidade morfológica existente em determinados grupos de mamíferos, relacionado-a aos fatores evolutivos, ecológicos, comportamentais e ontogenéticos que possam ter levado à sua diversificação. Para tal, usamos técnicas de morfometria tradicional e geométrica, integrando-as com métodos comparativos e técnicas de estimativa de evolução e reconstrução de caracteres, associadas a filogenias já publicadas.

A segunda linha tem como objetivo caracterizar a diversidade taxonômica e sistemática de determinados grupos de mamíferos, com particular ênfase à mastofauna da região Nordeste do Brasil, sobretudo de Pernambuco e estados adjacentes. Dentro desta linha se insere a atuação do Laboratório dentro do PELD Catimbau.

A seguir vocês encontram uma lista dos projetos do LabMz em desenvolvimento, assim como os projetos individuais desenvolvidos pelos seus integrantes. Como pode ser visto, uma parcela importante dos projetos foca nos marsupiais didelfídeos, mas temos incluído diversos outros grupos de mamíferos mais recentemente.

Evolução e diversificação morfológica de mamíferos Neotropicais

Além do estudo da diversidade e diversificação morfológica no crânio e pós-crânio em marsupiais Neotropicais, objeto da tese de Doutorado de Diego Astúa (com diversos artigos ainda em elaboração), estamos desenvolvendo estudos sobre a evolução da força de mordida, encefalização e socialidade em canídeos, objeto da dissertação de mestrado de Elis Damasceno (com co-orientação da Dra. Erika Hingst-Zaher, MZUSP) e sobre a evolução do dimorfismo sexual em marsupiais didelfídeos, objeto da dissertação de mestrado de Carol Bezerra. Em 2011, Rafael Carvalho iniciará seu projeto de mestrado, que avaliará o desempenho das diferentes metodologias já propostas para estudar integração morfológica, aplicando-as a um mesmo conjunto de dados.

Entre os projetos já concluídos, atualmente em fase de redação, estão o estudo da força da mordida em marsupiais didelfídeos, projeto de IC e monografia de Carol Bezerra, o estudo da orientação da órbita e sua relação com a ecologia e filogenia em didelfídeos, monografia de Patricia Pilatti, uma análise da diferenciação entre os roedores Akodon cursor e A. montensis, monografia de Isabella Bandeira e a dissertação de mestrado de Thais Lira, sobre a diferenciação e evolução morfológica nas espécies brasileiras dos morcegos do gênero Artibeus. Recentemente, Rafael Carvalho concluiu seu projeto de IC, que enfocou a diversidade e integração morfológica no crânio e mandíbula dos marsupiais didelfídeos (com co-orientação do Dr. Gabriel Marroig).

Diversidade e sistemática de mamíferos Neotropicais

Estamos estudando a variação geográfica de peixes-bois (usando tanto técnicas de citogenética como de morfometria geométrica), objeto da tese de doutorado de Helen Barros. Já a identidade e afinidade da fauna de pequenos mamíferos do Centro de Endemismo Pernambuco está sendo objeto da tese de doutorado de Paulo Asfora, orientada pela Dra. Lena Geise (UERJ), e co-orientada por Diego Astúa. Por fim, Taciana Santos está desenvolvendo, em sua dissertação de mestrado, uma análise para identificar áreas de endemismo de mamíferos na região Neotropical usando um banco de dados com a totalidade das espécies que ocorrem na região.

Entre os projetos já concluídos, atualmente em fase de redação, estão análises da variação geográfica em marsupiais dos gênero Caluromys, nas dissertações de mestrado de Bella Bandeira e Raul Fonseca, e Chironectes, objeto da monografia de Elis Damasceno.

Para saber mais dos projetos de cada integrante do LabMz, clique aqui e acesse o currículo de cada ou ou nos escreva.