COORDENAÇÃO

ORCID

Google Acadêmico (Citations)

Diego Astúa

Bacharel em Ciências Biológicas - Ecologia (UFRJ, 1995), Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (UFMG, 1998), Doutor em Ciências - Zoologia (USP, 2004), com pós-doutorado na UERJ (2005) e UCSD / San Diego Zoo Institute for Conservation Research, San Diego, California (2015-2016), e treinamento em Gerenciamento de Coleções de História Natural pelo National Museum of Natural History/Smithsonian Institution (2009).

Atualmente sou Professor Associado I do Departamento de Zoologia da UFPE e Curador da Coleção de Mamíferos UFPE. Também atuo como orientador no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal.

Meus principais interesses incluem o estudo da diversidade morfológica e funcional de mamíferos e os processos evolutivos que levaram a esta diversidade. A maior parte dos meus trabalhos foi desenvolvida com marsupiais, mas hoje em dia tenho interesse em diversos outros grupos taxonômicos, como pode ser visto pelos projetos em andamento no LabMz sob minha orientação. Tendo desenvolvido a maior parte dos meus trabalhos com exemplares de coleções científicas, e tendo assumido recentemente a Curadoria da Coleção de Mamíferos UFPE, tenho também aumentado meu interesse pela área de Curadoria e Gerenciamento de coleções científicas. Devido ao importante papel regional dessa Coleção, tenho também iniciado pesquisas para conhecer e caracterizar melhor a fauna de mamíferos, particularmente pequenos mamíferos terrestres e voadores, da região nordeste, com particular ênfase na mastofauna da Caatinga de Pernambuco e estados adjacentes.

PESQUISADORES (PÓS-DOC)
foto_elis

Elis Damasceno

Bacharel em Ciências Biológicas (Ciências Ambientais) (UFPE, 2008), Mestre em Biologia Animal (UFPE, 2011), Doutor em Biologia Evolutiva (Universidade de Manchester, 2015).

Seus principais interesses são evolução da morfologia craniana, morfometria geométrica e genética quantitativa, com foco na aplicação desses métodos para estudos de evolução.

DOUTORADO
foto_patricia_2

Patricia Pilatti

Bacharel em Ciências Biológicas (UEPG, 2008). Mestre em Ciências Biológicas - Zoologia (UFPB, 2011).
Aluna de Doutorado do PPGBA-UFPE, Bolsista FACEPE.

Seu projeto de Doutorado avaliará os limites taxonômicos e relações filogenéticas de morcegos nectarívoros do gênero Lonchophylla Thomas (Phyllostomidae, Lonchophyllinae). Na graduaçao estudou a variação na orientação orbital nos marsupiais didelfídeos e sua relação com a ecologia alimentar do grupo, morfologia craniana e modos de locomoção. Na sua dissertação de mestrado trabalhou com ecomorfologia e diversificação morfológica nas órbitas e escápulas em Chiroptera.

MESTRADO
foto_gabriel1

Gabriel Allisson de França Câmara

Bacharel em Ciências Biológicas (UFPE, 2016).
Aluna de Mestrado do PPGBA-UFPE, Bolsista CNPq.

Possui interesse em conservação e genética de pequenos mamíferos da Caatinga. Seu projeto de Mestrado enfoca a caracterização citogenética e taxonomia dos roedores sigmodontíneos do Parque Nacional do Catimbau, PE

ESTAGIÁRIOS
(APERFEIÇOAMENTO)

foto_lucas

Lucas Andrade Oliveira Cavalcante

Bacharel em Ciências Biológicas (Ciências Ambientais) (UFPE, 2016).

Em seu projeto de IC, realizou uma análise morfométrica da variação e evolução do tamanho e forma no gênero Monodelphis (Didelphimorphia, Didelphidae).

ALUNOS (GRADUAÇÃO)
foto_paula2

Paula Danyelle R. de Souza

Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (Ciências Ambientais) (UFPE).
Bolsista PIBIC UFPE/CNPq

Meus principais interesses incluem ecologia e genética da conservação de pequenos mamíferos terrestres, além da organização de coleção científica. Trabalho em meu projeto de IC (PIBIC) com dieta de pequenos mamíferos da Caatinga e Floresta Atlântica no nordeste do Brasil.

foto_will1

Willyams Martins dos Santos

Aluno do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (UFPE).

Em seu projeto de IC, está realizando realizará uma reanálise dos dados de Eisenberg & Wilson. (1981), através de métodos filogenéticos comparativos.

foto_isis

Isis Viviane Silva

Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (UFPE).

Em seu projeto de IC está realizando um mapeamento das coletas de mamíferos já realizadas na Caatinga, visando identificar áreas prioritárias para novos inventários.

foto_luana

Luana Santana Lyra

Aluna do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (UFPE).

Em seu projeto de IC analisará dieta e endoparasitismo intestinal em pequenos mamiferos de Brejos de Altitude de Pernambuco.

foto_eduardo

Luís Eduardo Carvalho de Lacerda

Aluno do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas (Ciências Ambientais) (UFPE).

Em seu projeto de IC, está realizando uma análise morfométrica da variação e evolução do tamanho e forma no gênero Philander (Didelphimorphia, Didelphidae)