Notícia ● Micoteca URM da UFPE ajuda a promover curso de micologia

PDF Imprimir E-mail

Entre os dias 10 e 14 de outubro ocorreu em São Paulo o curso teórico-experimental “Identificação polifásica de fungos filamentosos dos gêneros Aspergillus e Penicillum com aplicação biotecnológica”, que contou com a colaboração da Micoteca URM, do Departamento de Micologia da UFPE. O evento, inédito nos dois gêneros no Brasil, inscreveu 28 pesquisadores brasileiros e latino-americanos da área.

O curso foi organizado pela Universidade do Minho, de Portugal, e recebeu nomes da micologia internacional, como Nelson Lima (Portugal), Cledir Santos (Portugal), Zofia Kozakiewicz (Reino Unido), Jens Frisvad (Dinamarca) e Marta Taniwaki (Brasil). Entre os palestrantes, estiveram presentes as professoras Cristina Souza Motta (curadora da Micoteca URM da UFPE) e Norma Buarque de Gusmão (do Departamento de Antibióticos CCB/UFPE).

Além das professoras mencionadas, quatro estudantes e a professora Idjane Santana de Oliveira (das áreas de microbiologia e imunologia do Centro Acadêmico de Vitória/UFPE) representaram a UFPE entre os 28 inscritos.

A Micoteca URM preparou 320 culturas de fungos para serem utilizados durante o curso. “O fornecimento do material biológico foi essencial para o êxito do curso, uma vez que a componente prática de identificação estava toda ancorada no apoio da URM”, destacou Nelson Lima.

O curso recebeu o apoio de instituições como a Sociedade Brasileira de Microbiologia, a Universidade Técnica da Dinamarca, a Shimadzu Brasil e a Alltech do Brasil.