Notícia ● Pesquisadores da Micoteca URM e da Micoteca UMinho recebem dois prêmios europeus de microbiologia

PDF Imprimir E-mail

Pesquisadores da Micoteca URM e da Micoteca da Universidade do Minho (MUM) venceram o primeiro e terceiro prêmios como melhor trabalho apresentado no 30º Congresso Europeu de Coleções de Culturas Microbianas (ECCO XXX). O evento decorreu há dias em Utrecht, na Holanda, reunindo coleções de 22 países.

Investigadores da UMinho vencem dois prêmios europeus de microbiologia

O primeiro prêmio foi atribuído a um estudo sobre os aspergilli negros, um grupo de microrganismos, avaliado com regime de conservação em óleo mineral, da coleção de fungos mais antiga da América Latina: a Micoteca da Universidade de Recife, de 1954. O trabalho distinguido, "Polyphasic identification of Aspergillus section Nigri preserved under mineral oil at URM Culture Collection", é de Marília Maciel, Cledir Santos, Nelson Lima e Cristina Souza-Motta. Marília Maciel desenvolve o doutoramento em Biologia de Fungos na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, e também na MUM, com bolsa Erasmus Mundus. A doutoranda conseguiu identificar e caracterizar o material de estudo integrando as técnicas clássicas com as modernas e espectrais.

O terceiro prêmio do congresso foi para a investigação "Three new aflatoxigenic species of Aspergillus section Flavi isolated in Portugal", de Célia Soares, Stephen W. Peterson, Paula Rodrigues, Nelson Lima e Armando Venâncio. O projecto envolveu ainda o Centro Nacional de Bactérias Alimentares Patogênicas e Micológicas do Departamento de Agricultura dos EUA e a Escola Superior Agrária de Bragança. O trabalho apresentou três novas espécies para a ciência do gênero Aspergillus, produtores de micotoxinas isolados em Três-os-Montes. Um dos fungos foi por isso designado Aspergillus transmontanensis. Dado que a MUM celebra os 15 anos, as outras duas espécies receberam nomes de dois professores da UMinho Aspergillus sergii e Aspergillus mottae, que perpetuam respectivamente o antigo reitor Sérgio Machado dos Santos é frente dos destinos da instituição e o catedrático Manuel Mota como líder e formador de diferentes gerações de biotecnólogos em Portugal. Célia Soares e Paula Rodrigues foram as responsáveis pelos isolamentos e caracterização das três espécies, no âmbito dos doutoramentos em Engenharia Química e Biológica.

UMinho organiza Congresso Europeu de Coleções de Culturas em 2012

Entretanto, foi anunciado que o 31º Congresso Europeu de Coleções de Culturas Microbianas (ECCO XXXI) vai decorrer em Braga a 14 e 15 de Junho de 2012, numa organização conjunta da MUM com as Sociedades Portuguesas de Microbiologia (SPM) e de Biotecnologia (SPBt). O tema geral vai ser "Encurtar distâncias entre a ciência e a sociedade". Esta é a segunda vez que a MUM organiza o congresso, "o que reflecte o seu reconhecimento e a liderança internacional na área", refere o professor responsável Nelson Lima.