Notícia ● Homenagens e reinauguração da Micoteca marcam 60 anos do Instituto de Micologia

PDF Imprimir E-mail

A inauguração da reforma e ampliação das instalações da Micoteca URM da UFPE, que passa a contar com mais 15m² de área, marcou ontem (7) as comemorações dos 60 anos da fundação do Instituto de Micologia da UFPE, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Com a reforma, a Micoteca URM passa a atender aos requisitos de participar da Rede Brasileira de Centros de Recursos Biológicos, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro, do vice-reitor Silvio Romero Marques; da diretora do CCB, Maria Eduarda Lacerda de Larrazábal; da curadora da Micoteca, Cristina Maria de Souza Motta; além de professores e pesquisadores da UFPE e outros convidados. O professor Nelson Lima, da Universidade do Minho (Portugal), também participou do evento e foi homenageado durante a comemoração.

Fotos: Passarinho
micoteca2014

Professor Nelson Lima, de Portugal, é homenageado no evento

A comemoração contou com muitas homenagens a professores e pesquisadores da UFPE que fizeram parte da construção da história do Instituto de Micologia da Universidade, com ênfase no professor Augusto Chaves Batista, fundador da Micoteca URM da UFPE no ano de 1954. Após as homenagens, foi inaugurado o espaço reformado e ampliado da Micoteca pelo reitor Anísio Brasileiro, pelo vice-reitor Silvio Romero e pelas professoras Maria Eduarda Lacerda e Cristina Motta.

Segundo a professora Cristina Motta, a ampliação das instalações da Micoteca foi bastante importante para que ela pudesse fazer parte do Centro de Recursos Biológicos, projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “A Micoteca URM também presta serviço para pesquisadores e para indústrias, fornecendo e identificando cultura de fungos, e preservando a biodiversidade coletada em diversos lugares do país”, comentou ela.

Para a diretora do Centro de Ciências Biológicas (CCB), professora Maria Eduarda Larrazábal, os 60 anos do Departamento de Micologia representam uma celebração de um grupo de pesquisa que, além dos seus trabalhos acadêmicos, vem desenvolvendo um trabalho relevante para a sociedade.

micoteca2-2014

Reitor destaca a importância da pesquisa sobre fungos na UFPE

O reitor Anísio Brasileiro enfatizou a importância do departamento para a comunidade acadêmica. “Ao longo de 60 anos, foram muitos os pesquisadores e estudantes que se dedicaram à pesquisa sobre biologia de fungos e o resultado disso é que hoje nós temos um centro de referência nacional e internacional. Além disso, há a importância da ampliação da Micoteca para a realização de projetos com diversas universidades do mundo. É uma grande honra para a UFPE ter hoje essa comemoração”, afirma.

» Álbum de fotos da abertura do evento do fotógrafo Passarinho