Notícia ● Professores da Universidade do Minho e atuais professores visitantes da UFLA são homenageados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

PDF Imprimir E-mail

Professores da Universidade do Minho, Braga, Portugal e atuais professores visitantes do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (Lavras, Minas Gerais, Brasil), Dr, Nelson Lima (Diretor da Micoteca da Universidade do Minho), e o Dr. Cledir Santos (Pesquisador Nível A do CNPq-Brasil, e Gerente da Qualidade da Micoteca da Universidade do Minho), são homenageados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

No dia 7 de outubro, o professor Nelson Lima, foi homenageado pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE) como reconhecimento pela sua dedicada colaboração ao desenvolvimento da Micologia e da preservação ex situ dos recursos genéticos fúngicos no Estado de Pernambuco.

O professor Lima é o diretor da Micoteca da Universidade do Minho (MUM, Portugal) e presidente da Organização Europeia de Coleções de Culturas (ECCO). Este ano o professor português está de licença sabática e escolheu a UFLA para desenvolver suas pesquisas e prática docência, sendo financiado pelo Programa de Professor Visitante Sênior do Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Solenidade de comemoração dos 60 anos do Departamento de Micologia da UFPE e da Coleção de Culturas URM e homenagem aos Professores visitantes internacionais da UFLA. Foto: UFPE - Passarinho.

Foto: UFPE – Passarinho.

Durante o evento, que reuniu várias autoridades públicas nacionais em Recife, o professor Cledir Santos, também professor visitante internacional do PPGMA, pesquisador nível A do CNPq na UFLA e diretor da Qualidade da Micoteca da UMinho, também foi homenageado pela sua dedicação ao estudo da Micologia no Estado de Pernambuco, para o qual recebeu um “Certificado de Gratidão”.

O professor Cledir Santos, natural do Estado de Pernambuco e radicado em Portugal, tem atuado na formação graduada e pós-graduada na UFLA, estando envolvido em uma iniciativa relacionada com a organização e docência de cursos avançados para a pós-graduação. Uma das iniciativas de relevância internacional é o Curso Luso-Brasileiro “Segurança e higiene alimentar: Análises microbiológicas e de micotoxinas”, iniciado no dia 27 de setembro no PPGMA, com programação mensal que se prolongará até o mês de abril de 2015.
Na capital pernambucana, durante o evento, o professor Nelson Lima proferiu a conferência intitulada “Oportunidades e Ameaças para as Coleções de Culturas Certificadas”.

Contribuições Portugal X Brasil

A Micoteca da UMinho, através da sua Direção, tem contribuído ativamente para o desenvolvimento da Micologia em Pernambuco, onde se destaca, mais recentemente, o apoio à reforma das novas instalações da Micoteca URM, inauguradas no dia 7 de outubro, através de consultoria do projeto Finep, e ao processo de certificação na ISO 9001:2008, permitindo à URM-UFPE ser a 1ª coleção certificada neste normativo no Brasil e em toda a América Latina.

Na UFLA, trabalhos semelhantes têm sido desenvolvidos pela colaboração dos professores da universidade portuguesa, juntamente com a coordenação do PPGMA e diretoria da Coleção de Culturas de Microbiologia Agrícola (CCMA) da UFLA. Neste sentido, várias iniciativas estão já em ação, estando neste momento a CCMA em processo de requalificação do seu processo de gestão.