Curso ● I Curso de Especialização em Biologia de Fungos

PDF Imprimir E-mail

Estão abertas as inscrições para o I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM BIOLOGIA DE FUNGOS, oferecido pelo Departamento de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. O curso é gratuito, voltado a graduados e/ou profissionais de ciência biológicas e de áreas afins e possui caráter profissionalizante, com encontros às sextas e aos sábados.

Metodologia do curso

O curso será realizado com uma carga horária de 390 horas/aula, durante o período de maio de 2017 a agosto de 2018, envolvendo aulas teóricas, práticas e de campo. Todas as disciplinas do ICEBF são obrigatórias e têm carga horária de quinze (15) horas. Todas as primeiras aulas de cada disciplina ocorrerão nas sextas-feiras das 18:00 às 21:00 horas (3h), com dois encontros subsequentes aos sábados, das 9:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas (12h). Em cada encontro será aplicado controle de frequência dos alunos. As aulas serão ministradas na sala de aulas do Departamento de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco. O calendário com as datas de cada disciplina está disponível no Departamento de Micologia e em breve estará disponível online.

Disciplinas oferecidas:

Prazo: 07/03/2017 a 31/03/2017
Divulgação das inscrições homologadas: 03/04/2017

Requisitos:
Para o curso de Especialização exige-se graduação concluída em Ciências Biológicas ou áreas afins (Biomedicina, Ciências Ambientais, cursos da área de saúde, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Microbiologia, Ciências Agrárias ou cursos correlatos).

Documentos necessários:
Toda documentação para inscrição deverá ser entregue em envelope fechado ao coordenador do curso (Laboratório de Fungos Fitopatogênicos) ou na secretaria do Departamento de Micologia, ambos localizados no Centro de Biociências - CB-UFPE, Av. da Engenharia S/N - Cidade Universitária CEP 50.740-600. A coordenação não se responsabiliza por perda de documentos entregue a terceiros. Os documentos para inscrição podem ser enviados por SEDEX, desde que postados também em envelope fechado até as 23:59h do dia 31/03/2017. As informações e a documentação entregues para a inscrição são de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato, e não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título. O não cumprimento de um ou mais requisitos poderá acarretar o indeferimento da inscrição do candidato.

1. Diploma de graduação ou comprovante de conclusão de curso: cópia autenticada ou cópia não autenticada mediante apresentação do documento original;
2. Carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF): cópias autenticadas ou cópias não autenticadas mediante apresentação dos documentos originais;
3. Histórico escolar da graduação;
4. Curriculum vitae (modelo Lattes);
5. Duas fotos 3×4;
6. Ficha de inscrição preenchida e assinada. Retirar, preencher e assinar no ato da inscrição.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PARA SELEÇÃO:
Data e horário: 08/04/2017, 9–12h
Local: Sala de aulas do Departamento de Micologia da Universidade Federal de Pernambuco.
Divulgação dos resultados: 11/04/2017
Prazo recursal: 12/04/2017 a 18/04/2017
Divulgação dos resultados dos recursos: 19/04/2017

A seleção para acesso ao I Curso de Especialização em Biologia de Fungos consta de Prova de conhecimento em Micologia Geral: Prova individual e presencial, com nota eliminatória mínima sete (7,0) e duração de três horas, sendo vedada a consulta a qualquer material bibliográfico e a utilização de aparelhos de comunicação. A prova inclui a redação de uma carta de interesse, versando, em poucas linhas, sobre o seu interesse no curso e a importância que o mesmo terá em sua formação acadêmica/profissional. São critérios para a avaliação da prova de conhecimento: (1) domínio dos conteúdos; (2) propriedade no uso da linguagem; (3) coerência e encadeamento no desenvolvimento das ideias e capacidade argumentativa; (4) pertinência e articulação das respostas às questões ou temas da prova. Em caso de eventuais empates, os critérios de desempate serão: coeficiente de rendimento no histórico escolar e idade. Só será permitido realizar a prova o candidato que apresentar documento de identificação original com foto.

Programa:
1. Caracteres gerais do Reino Fungi;
2. Morfologia básica dos sistemas somático e reprodutivo dos fungos;
3. Reprodução dos fungos;
4. Características gerais e diagnósticas dos filos do Reino Fungi;
5. Classificação sistemática dos fungos, segundo Hibbett et al. (2007);
6. Importância econômica e acadêmica dos fungos;

Bibliografia recomendada:
ALEXOPOULOS, C.J.; Mims, C.W.; BlackWell, M. Introductory Mycology. New York, John Wiley & Sons, 1996.
ARORA, D. K.; ELANDER, R. P.; MURKERJI, K. G. Handbook of Applied Mycology. IV vol. 1992.
DEACON, J.W. Fungal Biology. 4 edition. Cornwall, Wiley-Blackwell, 2005.
KENDRICK, B. The Fifth Kingdom. Newburyport, Focus Publishing, 2000.
LACAZ, C.S.; PORTO, E.; MARTINS, J.E.C. Tratado de Micologia Médica. 9. ed., São Paulo, Sarvier, 2002.
WEBSTER, J., WEBER, R. Introduction to Fungi. 3rd ed. Cambridge, Cambridge University Press, 2007.

PARA MATRÍCULA:
Prazo: 24/04/2017 a 11/05/2017
O aluno selecionado deverá apresentar no ato da matrícula:

1. Diploma de graduação reconhecido pelo MEC (caso não tenha apresentado à época da inscrição);
2. Carteira de identidade original ou cópia autenticada;
3. Ficha de matrícula (retirar, preencher e assinar no ato da matrícula).

INÍCIO DAS AULAS: 12/05/2017

A coordenação do curso coloca-se à disposição para informações adicionais, por email ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ) ou pessoalmente.

Contato:
Telefone: (81)21268483