O Núcleo

Logomarca_NEPI

O Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco (NEPI-UFPE) tem funcionado como um elemento aglutinador dos interessados pela temática da Política Internacional Comparada, em geral, e pela problemática da Integração Regional, em particular, tanto sob um viés empírico quanto teórico.

O Núcleo atua nas seguintes linhas de pesquisa: Análise de Política Externa, Economia Política Internacional, Instituições Políticas Comparadas, Integração Regional, Relações Internacionais Cibernéticas (CiberRI) e Relações Internacionais e Meio Ambiente.O NEPI tem interesse no rigor científico, empregando métodos quantitativos às RI, mais especificamente através da utilização de regressões e testes estatísticos.

O NEPI conta atualmente com 53 membros, entre pesquisadores e estudantes, e é liderado pelo Prof. Dr. Marcelo de Almeida Medeiros e pelo Prof. Dr. Rodrigo Barros de Albuquerque (vice líder).

Atividades do NEPI

O Núcleo tem organizado seminários regionais, nacionais e internacionais em um esforço de inserir o Nordeste brasileiro em redes de pesquisa, tratando dessa problemática. Paralelamente, tem funcionado como instrumento de promoção de cursos de extensão, assim como locus privilegiado para a realização de estágios curriculares.

Mais recentemente a temática das unidades subnacionais em processos de integração regional tem sido refletida em conjunto com pesquisadores brasileiros do CEDEC, Unesp, IRI/PUC-Rio, FGV-SP, e também de instituições estrangeiras: University of Nijmegen,University of Basque Country, Johanesburg University.

No 1º semestre de 2008, 3 membros do NEPI [A. Steiner (Doutorado); C. Campos (Mestrado); E. Gomes (Mestrado)] realizaram estágio sanduíche na Université Laval (Canadá); enquanto que, no segundo semestre deste mesmo ano, 3 graduandos bolsistas PIBIC/CNPq, [M. E. Paiva (Direito); H. S. Cavalcanti (Ciências Sociais); e I. de Mel (Ciências Sociais)] realizaram intercâmbio interinstitucional com a França (ScPo Paris), Alemanha (Universidade de Hamburgo) e Portugal (Universidade Nova de Lisboa), respectivamente.

Nos dias 06 e 07 de outubro de 2009, o NEPI organizou o seminário O Mercosul e a Democracia Regional, que buscou debater a questão das eleições para o Parlamento do Mercosul. De 09 a 11 de junho de 2010, o NEPI organizou o Seminário Internacional Eleições 2010: Perspectivas para a atuação Internacional do Brasil, que contou com participação de pesquisadores das Universidades de Oxford, de Montreal, de Lisboa, Sciences-Po PUC-Rio, USP, UFRGS, UEPB, UFSCar, entre outras.

Destacamos, mais recentemente, o o Seminário Desafios da Política Externa Brasileira, co-organizado com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), com a Fundação Konrad Adenaur (KAS) e com a Pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ-UFPE). O evento aconteceu no dia 23 de maio de 2017, no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE, com a participação de Matias Spektor e Carlos Góes, que debateram sobre estratégias para a política externa e para a atração de investimentos estrangeiros.