- Consórcio Bilateral em Ciências Sociais e Políticas Públicas (CBSP)
O CBSP foi estabelecido através de um acordo entre o Department of Education dos EUA ( através do FIPSE) e o MEC (através da CAPES) e envolve seis instituições de reconhecida capacidade acadêmica e institucional nessa área no Brasil e nos EUA. Os membros brasileiros do CBSP são a UFPE, a UNICAMP, e a EAESP/FGV. Pelo lado americano são membros a Universidade do Texas at Austin (UT), a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e a Associação Nacional de Escolas de Administração e Negócios Públicos (NASPAA) através de sua Rede Interamericana para Ensino em Administração Pública (INPAE). O CBSP objetiva:
1. Estabelecer acordos e mecanismos de colaboração institucional e científica entre as universidade brasileiras e americanas participantes do Projeto visando criar as bases para uma cooperação de longo prazo, incluindo os protocolos necessários para o intercâmbio sistemático de estudantes;
2. Realizar o intercâmbio de até 60 estudantes de graduação e pós-graduação (30 do Brasil para os Estados Unidos e até 30 no sentido inverso) com duração de um semestre letivo;
3. Desenvolver estruturas curriculares e projetos de pesquisa comuns na área de ciências sociais aplicadas à análise de políticas públicas. Os projetos de pesquisa estarão centrados na implantação de Observatórios Locais de Políticas Públicas (Policy Research Field Stations).
- Curso de Análise de Dados em Políticas Públicas - NEPPU/Ford Foundation
Objetivo Este curso de formação tem como objetivo principal capacitar profissionais para a análise de dados em políticas públicas de quadros de ONGs, sobretudo nordestinas, cientistas sociais, docentes, técnicos que atuem como analistas de políticas, bem como difusores de opinião, tais como jornalistas e membros de colegiados participativos de governos municipais. O curso visa também familiarizar os participantes com métodos, técnicas, metodologias de análise e fontes de dados utilizados na área
Estrutura do Curso
São oferecidos módulos do tipo Cursos de Formação com ênfase no estudo do impacto de políticas públicas de combate à pobreza junto a grupos vulneráveis da população e ao estudo das dimensões de avaliação de políticas sociais (formulação, implementação e monitoramento).
São oferecidos ainda módulos do tipo Cursos de Extensão com ênfase no estudo dos métodos quantitativos, programa SPSS e no uso da estatística aplicada às ciências sociais. São explorados nesse módulo os principais bancos de dados de institutos de pesquisa do Brasil (PNADs – IBGE, DATASUS – Ministério da Saúde, SIGAE – Ministério do Trabalho).
Público-Alvo O curso destina-se a cientistas sociais, docentes da área de ciências humanas, alunos da UFPE, além de quadros técnicos dos ministérios públicos e tribunais de contas, ONGs com atuação no Nordeste brasileiro, membros de comissões municipais e jornalistas.
Corpo Docente Marcus André Melo, PhD em Ciência Política (MIT), Coordenador Geral
Elisa Reis, PhD em Sociologia (MIT)
Cláudio Beato, Doutor em Sociologia (IUPERJ)
Jorge Alexandre, PhD em Sociologia (UFPE/UFMG)
Raul Silveira, Doutor em economia (USP)
Cátia Lubambo, Doutora em Sociologia, (UFPE)
Ítalo Fitipaldi, mestrando em ciência Política (UFPE)
Denilson Bandeira, Mestre/Doutorando em Ciência Política (UFPE)
Henrique Guimarães, Mestre em Ciência Política (UFPE)