PDF Imprimir E-mail

Obrigatórias

Eletivas

PÓS-GRADUAÇÃO MDU – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano

• Introdução à construção do conhecimento
  • Conservação dos espaços públicos e da paisagem

•  Professora Lúcia Veras:

Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I

Ementa: Requalificação de área de estudo do ponto de vista arquitetônico, urbanístico e paisagístico, segundo procedimentos de descrição, retrospecção, avaliação, prospecção e implementação para atender às demandas contemporâneas de uso.

Objetivos: Exercitar procedimentos que orientem as decisões do projeto de requalificação do ponto de vista arquitetônico, urbanístico e paisagístico de um recorte físico espacial do bairro especificado.

Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II

Ementa: Requalificação de objetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, segundo procedimentos de descrição, retrospecção, avaliação, prospecção e implementação para atender às demandas contemporâneas de uso. (Fonte: Ementário Disciplinas Obrigatórias CAU- PPC 2010 aprovado pela Proacad / UFPE).

Objetivos: Dominar procedimentos que orientem as decisõesdo projeto de requalificação dos objetos arquitetônicos, paisagísticos e urbanísticos considerando aspectos de habitabilidade e sustentabilidade, aplicando recursos conceituais e técnico-projetivos na solução dos problemas.

• Professora Julieta Leite:

Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III

Ementa: A disciplina tem como tema central a renovação de objetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos com ênfase na substituição de estruturas existentes para atender às demandas contemporâneas de uso e sua sustentabilidade dos empreendimentos.

Objetivos: Desenvolver as habilidades e competências dos alunos para a elaboração de projetos de renovação dos objetos arquitetônicos, paisagísticos e urbanísticos sendo observados os impactos urbanísticos e ambientais.

Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV

• Professores Onilda Bezerra e Luiz Vieira:

Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo V

Ementa: A disciplina tem como tema central a urbanização de áreas não ocupadas, observando as demandas contemporâneas de uso e sua sustentabilidade, em suas escalas: arquitetônica, urbanística e paisagística.
A disciplina tem como tema a elaboração de projeto urbanístico de uma bairro sustentável. O projeto de cidade deve considerar as articulações viárias metropolitanas, os bairros nos munícipios circunvizinhos, o resgate do meio ambiente e a sustentabilidade social e econômica do empreendimento urbano.

Objetivos: Desenvolver as habilidades e competências dos alunos para elaboração de projetos urbanísticos de expansão da cidade.

Projeto de Arquitetura, Urnanismo e Paisagismo VI

Ementa: A disciplina tem como tema central a urbanização de áreas não ocupadas, observando as demandas contemporâneas de uso e sua sustentabilidade, emsuas escalas: arquitetônica, urbanística e paisagística.

Objetivos: Desenvolver as habilidades e competências Exercitar procedimentosque orientem as decisões do projeto de conservação do ponto de vista arquitetônico, paisagístico e urbanístico de um recorte físico. Elaboração de projetos de expansão urbana na escala da quadra, tendo em vista o trabalho macro urbanístico desenvolvido na disciplina de Projeto 5.

• Professora Ana Rita Sá Carneiro:

Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo VII

Ementa: Conservação da área de estudo do ponto de vista arquitetônico, urbanístico e paisagístico, segundo procedimentos de descrição, análise e proposição para atender às demandas contemporâneas.

Objetivos: Exercitar procedimentosque orientem as decisões do projeto de conservação do ponto de vista arquitetônico, paisagístico e urbanístico de um recorte físico, no caso o polígono delimitado.

Tópicos Especiais em ESEA III

Professora: Onilda Bezerra

Ementa: Variável, girando em torno de temas específicos da relação do meio ambiente com as atividades
sociais e econômicas da sociedade urbana.

Objetivos: Desenvolver e sistematizar conhecimentos acerca das Unidades Protegidas e sua relação com o contexto urbano-ambiental e a paisagem onde se inserem, tendo em vista a sustentabilidade e conservação dos valores do patrimônio natural.

Tópicos Especiais em História II

Professores: Onilda Bezerra e Lúcia Veras

Ementa: Os modelos de cidade na história da arquitetura e do urbanismo. História das intervenções paisagísticas: das primeiras expressões aos jardins contemporâneos.

Objetivos: Conhecer as principais intervenções na paisagem nos distintos períodos históricos e compreender a relação que o homem estabeleceu com a natureza na criação de seusparaísos. Desenvolver um olhar crítico sobre o pensar e construir paisagens que possa alimentar o processo criativo do aluno no desenvolvimento de seus projetos de arquitetura, de urbanismo e, essencialmente, dos projetos de paisagismo.

Tópicos Especiais em Teoria III

Professora: Julieta Leite

Ementa: O problema da PAISAGEM na discussão teórica da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo.

Objetivos: Aprofundar a compreensão da Teoria como sistematizadora dos pensamentos que englobam os conhecimentos da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, permitindo a percepção dos processos que os integram – a conformação espacial – e das singularidades que identificam.