Curso de Campo da Caatinga

PDF Imprimir E-mail
apresentao curso de campo da caatinga para davi
                                                               
** Clique na imagem para acessar detalhes do projeto **
 
 
Os cursos de campo em ecologia e conservação são uma ferramenta adotada há muitos anos por todo o mundo por serem reconhecidamente a melhor maneira de formar ecólogos, biólogos da conservação e gestores de recursos naturais 'in loco'. Alguns dos mais reconhecidos são oferecidos pela Organização para Estudos Tropicais – OTS, na Costa Rica e Peru (http://www.ots.ac.cr/ ). Esses cursos consistem no treinamento intensivo de alunos em conceitos e ferramentas de ecologia e conservação da biodiversidade. No Brasil, alguns desses cursos já estão consolidados e existem há quase 20 anos como como é o caso do curso Ecologia da Floresta Amazônica (https://sites.google.com/site/ecologiadaflorestamazonica/home) oferecido pelo Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Outros, como o curso de campo Ecologia do Pantanal, já é oferecido ininterruptamente há mais de 10 anos (http://www.dbi.ufms.br/ecopan/index.htm).
 
A Caatinga já contou com seis edições de um curso de campo organizado pelo Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, auxiliando na formação de mais de 60 alunos de diversas universidades, cujos trabalhos constam em quatro livros já publicados com os resultados dos projetos desenvolvidos nos cursos (o quinto e sexto livros estão em fase final de preparação). Agora, a UFPE, a UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e o Cepan (Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste) se uniram para oferecer a sexta edição do curso de campo Ecologia e Conservação da Caatinga (clique aqui para obter o cartaz de divulgação).
 
A sétima edição do curso teve, pela primeira vez, sede no Parque Nacional da Serra da Capivara, pelo período de uma semana. As demais semanas tiveram sede novamente no PARNA Catimbau.
 
Objetivos
 
Proporcionar ao aluno capacidade para identificar questões, formular hipóteses, desenvolver metodologias e executar projetos em ecologia no ecossistema de Caatinga. Fornecer arcabouço teórico e experiência prática na análise de distribuição espacial, demografia e dinâmica populacional, bem como interações entre espécies, estrutura e função de comunidades. Ainda, oferecer treinamento em ferramentas e conceitos de biologia da conservação tais como: status de conservação da diversidade biológica, funcionamento do ecossistema e principais ameaças ao ecossistema Caatinga.

 

Mais detalhes emhttps://sites.google.com/site/cursocaatinga/home

 

 

 

 

[ voltar ]