Programa

PDF Imprimir E-mail

O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia com Mestrado e Doutorado foi criado em 2002. Em parceria com a Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, oferece como área de concentração, Arqueologia e Conservação do Patrimônio Cultural no Nordeste. É o único Programa de Pós-graduação em Arqueologia – com Doutorado e Mestrado - existente na região Nordeste do país. Essa formação prepara profissionais para a pesquisa arqueológica e para a conservação do patrimônio arqueológico cultural do país.

O Programa mantém convênio de cooperação científica com a Fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM, com a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF e com a Fundação Seridó. No plano internacional mantém acordos de cooperação científica com a Universidade de Lyon (França) e com a Universidade de Valencia (Espanha).

Junto às disciplinas da grade curricular, e com o objetivo de atingir a melhor qualidade de ensino e pesquisa, são lecionados mini-cursos ministrados por professores de outras universidades nacionais e estrangeiras.

A formação de mestres e doutores criou as condições para implantar a graduação em Arqueologia a partir de 2009, o que permitirá ao Programa de Pós-Graduação melhorar e aprofundar o conteúdo do ensino dos pós-graduandos.

No Programa estruturaram-se jovens equipes de arqueólogos que trabalham na região, partilhando abordagens teóricas, problemas e procedimentos de pesquisa que viabilizam a integração dos resultados numa estrutura regional de conhecimentos.

Desde o início, os docentes e pesquisadores do Programa colaboram com as instituições de preservação do patrimônio cultural nos níveis estadual e federal, fornecendo assistência técnica em intervenções que o requerem. Participam, também, ativamente em entidades internacionais como o ICOMOS (UNESCO) para formular e implantar políticas de preservação no Nordeste.

Dado o caráter eminentemente interdisciplinar da Arqueologia, na sua qualidade de disciplina de convergência, o Programa incorporou, desde sua criação, docentes e pesquisadores das áreas afins, do Brasil e do exterior. Convênios com instituições de outros países, permitiram consequentemente, manter-se um fluxo contínuo de especialistas em ciências propedêuticas à Arqueologia.

OBJETIVOS

1- Formar profissionais que atuem na pesquisa arqueológica e patrimonial.

2- Formar profissionais que desenvolvam instrumentos para a conservação do patrimônio cultural.

3- Criar condições de desenvolvimento econômico através da identificação e conservação de sítios arqueológicos de todos os municípios do Nordeste. Através de um turismo arqueológico, criar opções de desenvolvimento da população.

4- Desenvolver laboratórios de Metrologia Arqueológica e Patrimonial para fornecer serviços arqueométricos à comunidade concernida pelo Patrimônio.

5- Afiançar e incrementar as modalidades de cooperação científica e técnica com centros de pesquisa e ensino internacionais.

6- Aprofundar a cooperação acadêmica com entidades científicas nacionais como a Fundação Museu do Homem Americano (PI), a Fundação Seridó (RN), institucionalizando-se sua participação de maneira contínua na formação dos profissionais nas áreas arqueológicas nas quais atuam.

ATIVIDADES CURRICULARES

Integra à grade curricular, um semestre letivo de trabalho de campo no Parque Nacional Serra da Capivara. Durante esse semestre, os estudantes terão oportunidade de fazer parte de todas as atividades de um arqueólogo. Os aspectos técnicos serão particularmente salientados.

Nesse semestre serão lecionadas disciplinas da grade curricular prevista, com uma carga horária teórico-prática equilibrada. Professores estrangeiros de universidades com as quais o Programa de Pós-Graduação assinou convênio de ensino e pesquisa, oferecerão disciplinas complementares aos conteúdos da grade curricular. A infra-estrutura da Fundação Museu do Homem Americano permite dispor de uma biblioteca atualizada.

Área de Concentração: Arqueologia e Conservação do Patrimônio Cultural no Nordeste.