EE 1047 Metodologia Científica (60 horas - 04 créditos)

EMENTA

Conceitos. Formas de Aquisição do Conhecimento. A Linguagem Científica. O Método Científico. Projeto de Pesquisa. Tipos de Publicações Científicas. Estruturação da Monografia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1 – Conceitos - caracterização; do que trata; definição de terminologias existentes, objetivos enquanto ciência. Definição de pesquisa científica
2 - Formas de aquisição do conhecimento - O conhecimento; propriedades e objetivos do conhecimento científico;classificação; a ciência e a metodologia da ciência.
3 – A Linguagem Científica - Formalização da linguagem científica; o cálculo dos predicados; enunciados singulares; enunciados gerais. Tipos e estratégias de leitura, análise e interpretação de textos
4 - O Método Científico - O modo científico de ver o mundo; tipos de métodos; formulação e critérios de aceitação de hipóteses.
5- Projeto de Pesquisa – Planejamento e etapas da pesquisa
6- Tipos de Publicações Científicos – Formas de relato dos resultados da pesquisa
7 - Estruturação da Monografia - Estilo do trabalho, uniformização gráfica, indicação de fontes bibliográficas no texto, referências bibliográficas.

BIBLIOGRAFIA

01. CERVO, A. L., BERVIAN, P. A., SILVA, R. da. Metodologia Científica: teoria e prática. - 6.ed – São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007.
02. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas. 2007.
03. MATTAR NETO, João Augusto Metodologia Cientifica na Era da Informática. 3ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.
04.BARROS, Aidil Jesus S., LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. ampliada. São Paulo: Makron Books, 2007.
05. RUIZ, João Alvaro.Metodologia Cientifica Guia para Eficiência nos Estudos. 6ª ed. São Parulo: Editora Atlas, 2006.
06. ECO, Humberto. Como se faz uma tese. 20ª ed., trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2006.
07. MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de Caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.
Flick, Uwe. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2ª ed., trad. Sandra Netz. Porto Alegre: Bookman, 2004.
08. BASTOS, Lília da Rocha, PAIXAO, Lyra , FERNANDES, Lucia Monteiro, DELUIZ, Neise. Manual para a Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações e Monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
09. FERREIRA, Luiz Gonzaga Rebouças. Redação Científica: como escrever artigos, monografias, dissertações e teses. 2ª ed., Fortaleza: Edições UFC, 2001.
10. ANDRADE, M. Margarida. Como Preparar Trabalhos para Cursos de Pós-Graduação: notações práticas. - 4. ed. - São Paulo: Editora Atlas, 2001.
11. SOUSA, Aluísio I.M de. et. al. Iniciação à Lógica e a Metodologia da Ciência, São Paulo: Cultrix, 1976
12. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Pesquisa, orçamento e compra de normas técnicas, obtido via internet. http://www.abnt.org.br, 2000.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências bibliográficas. Procedimento. NBR 6023. 13. In:____.Normas ABNT sobre documen- tação. Rio de Janeiro, 1989. 9p.
14. ____.Sumário. Procedimento. NBR 6027. In: ___. Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1989. 2p.
15. ____.Resumos.Procedimento. NBR 6028. In: ___.Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1990. 3p.
16. ____.Apresentação de citações em documentos. NBR 10520. In: ___.Normas ABNT sobre documentação. Rio de Janeiro, 1990. 2p.
17. CARVALHO, Maria Cecília M. de et al. Construindo o Saber, Metodologia Científica: fundamentos e técnicas. Organizado por Maria Cecília Maringoni de Carvalho. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.
18. BARRAS, Robert. Os cientistas precisam escrever: guia para cientistas, engenheiros e estudantes /Scientists must write/. Trad. Leila Novaes e Leônidas Hegenberg. 2. ed. São Paulo: T. A. QUEIROZ, 1986.
19. PESSOA, Ida. Apresentação de trabalho acadêmico. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Biblioteca Central, 1982.
20. Normas para apresentação de Trabalhos Científicos. Disponível em: http://www.editora.ufpr.br . Acesso em mar. 2008.