Codificação Multi-Usuário e Segurança para Comunicação em Banda Larga

DESCRIÇÃO

A tecnologia de acesso múltiplo em banda larga via rádio é atualmente um tópico de grande interesse prático em comunicações digitais porque causa um impacto direto sobre a vida das pessoas em geral. A telefonia digital celular e a radiodifusão de televisão digital já são comuns em alguns países e, na medida em que novos serviços forem acrescentados, a demanda pelos mesmos deverá ter uma tendência crescente. A cada dia que passa surgem novas opções de serviços oferecidos através da Internet. A fim de prover futuros serviços de alta qualidade, dois tópicos que continuam a desempenhar um papel importante são a codificação para controle de erros e a proteção criptográfica das informações veiculadas ou armazenadas. Esta proposta contempla a investigação de aspectos destes dois tópicos.

Em relação aos códigos para controle de erros, a tendência atual de se usar dispositivos menores e de menor potência, demanda um melhor desempenho do decodificador. A busca por taxas de processamento ou de transmissão mais altas requer não apenas decodificadores mais rápidos como também formas de decodificação alternativas, não disponíveis atualmente. A transmissão de dados eficiente, aproximando-se da capacidade do canal com uma complexidade aceitável, tem sido o objetivo de muitos pesquisadores na área de codificação por muitos anos. Apenas recentemente, com o advento dos códigos turbo, foi possível aproximar-se da capacidade de canal na prática. Embora em muitas aplicações códigos turbo não são considerados práticos, principalmente devido ao retardo de decodificação, sua aplicação em acesso múltiplo provê uma solução eficiente para o problema de decodificação. Este trabalho vislumbra a possibilidade de operar com códigos binários não-lineares, derivados de códigos lineares sobre espaços de dimensão mais elevada, sinaliza alguns ganhos de desempenho importantes, mas que precisam ser melhor estudados.

COORDENADOR

Prof. Valdemar Cardoso da Rocha Júnior