Técnicas de Modelagem e Controle Via Inteligência Artificial Aplicadas ao Controle de Vazão de Sistemas de Exaustão e Bombeamento com Foco na Eficiência Energética.

PDF Imprimir E-mail

DESCRIÇÃO

Em sistemas industriais, como por exemplo sistemas de bombeamento e de exaustão, é pratica comum a utilização de métodos mecânicos de controle de vazão baseados em estrangulamento do fluído. Em sistemas de bombeamento e de exaustão.
A aplicação de inversores de frequência para o controle da vazão de fluidos já é apontada a algum tempo como uma boa solução na eficiência energética em sistemas industriais. A estratégia consiste em aplicar técnicas de controle para atender a vazão especificada através do ajuste da frequência do motor elétrico.
Técnicas de controle convencionais podem ser empregadas para esta finalidade. Entretanto, estes controladores, por serem projetados considerando-se apenas as relações lineares entre as variáveis do modelo do processo a ser controlado, apresentam limitações frente a sistemas que possuem característica complexas como não-linearidades, atrasos de transporte e parâmetros variantes no tempo. Para superar tais limitações, técnicas de controle avançadas podem ser empregadas, como por exemplo, Controladores utilizando lógica Fuzzy, modos deslizantes, Redes Neurais, etc.
Sendo assim, este trabalho propõe o estudo experimental, em escala de laboratório, em um sistema de bombeamento localizado no Laboratório de Eficiência Energética e Qualidade de Energia (LEEQE) da UFPE, de técnicas de modelagem e controle avançadas aplicadas ao controle de vazão de sistemas de bombeamento, especificamente com a utilização do inversor de freqüência no controle da velocidade do motor para o controle do fluxo de água, visando um acentuado potencial de perdas e promovendo o uso eficiente da energia nesse sistema. A validação do estudo será realizada através de testes experimentais na bancada de bombas do laboratório de pesquisa em eficiência energética de sistemas motrizes industriais da Universidade Federal de Pernambuco LAMOTRIZ-UFPE.

COORDENADOR

Prof. Ronaldo Ribeiro Barbosa de Aquino