Programa

PDF Imprimir E-mail

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFIL-UFPE

 

O Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidada Federal de Pernambuco foi pioneiro na região Nordeste. Ainda que suas atiidades regulares só tenham iniciado em 1979, e seu credenciamento no Sistema de Avaliação da CAPES só tenha ocorrido em 1996, as origens do Programa remontam ao ano de 1971, com a aprovação do Curso de Especialização e do Seminário de Pesquisa Filosófica (mais tarde transformado em Mestrado em Filosofia).

Com o passar dos anos, os dois cursos, de Especialização e de Mestrado, passaram por períodos de reformulação de temáticas e linhas, e de expansão com a criação, em 2005/06, de um curso de Doutorado Interinstitucional, em parceria com a UFPB e a UFRN.

O Programa de Mestrado em Filosofia da UFPE foi progressivamente se ajustando aos parâmetros da CAPES, no sentido de articular de maneira adequada a relação entre área de concentração, linhas e projetos de pesquisa, denotando sensível progresso na última década de seu funcionamento.

Após esta trajetória, o PPGFIL conta atualmente com cursos de:

 

Mestrado

O Curso de Mestrado destina-se principalmente à formação de pesquisadores e professores de ensino superior.

Área de concentração: Filosofia.

Linhas de pesquisa: Ontologia e linguagem; Ética e Filosofia Política; Fenomenologia e Hermenêutica;

 

Doutorado

Em sistema de integração interinstitucional junto à Pós-graduação em Filosofia da UFPB e ao Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRN, o Doutorado em Filosofia consolida a formação dos níveis anteriores, promovendo aquisição e o desenvolvimento de competência de alto nível para a produção e transmissão de conhecimentos filosóficos.

Área de concentração: Filosofia.

Linhas de Pesquisa: Filosofia Analítica; Filosofia Prática (Etica e Filosofia Política); Metafísica.