Extensão

PDF Imprimir E-mail

Tendo em vista promover o diálogo contínuo entre a Universidade e a Sociedade, o PPGFIL promove quatro projetos de extensão, que buscam debater, de maneira acessível e aberta, temas de interesse social a partir das contribuições da Filosofia, promovendo assim a difusão e a transformação do conhecimento obtido através das pesquisas realizadas no Programa.

 

Atualmente, o PPGFIL desenvolve os seguintes projetos:

 

Ciranda Filosófica

Ciranda Filosófica - Café Cultura, é um evento de debates, que ocorre, quinzenalmente, às 19h da sextas ou do sábado na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Bairro do Recife. Sua organização fica a cargo do prof. Dr. Marcelo Pelizzoli, que apresenta e debate desde 2004. Envolve temas de interesse social, cultural, ambiental, saúde, sob olhar filosófico e crítico. É uma parceria que envolve a Cultura e o Laboratório de Filosofia (LABFIL-UFPE), criado pelo prof. em 2005, no âmbito do Dep. de Filosofia.

Onde? Auditório da Livraria Cultura

Quando? Sextas ou sábados, ás 19h.

 

Programa Realidades

O Programa de Rádio Realidades nasceu a partir do Projeto Ciranda Filosófica, no contexto de criação do Laboratório de Filosofia (LABFIL-UFPE), com propósito de divulgação cultural do saber filosófico e interação com a sociedade, Ensino-Pesquisa-Extensão.

A ideia é discutir temas contemporâneos de importância social e ambiental à luz do saber acadêmico e de especialistas, buscando traduzir as pesquisas e falas para um público leigo.

Os temas são os de interesse social relevante na área da educação – envolvendo portanto cultura, saúde, meio ambiente, filosofia aplicada. O que une os temas é uma visão reflexiva crítica de modelo filosófico, não academicista, mas aplicado, para alargar compreensões dos problemas sociais atuais.

Apresentação: Marcelo Pelizzoli

Produção: Marcelo Pelizzoli e Aci Hanna

Apoio: Aci Hanna de Araújo Mota e Roberta Nazário

Horário: segunda-feira, 14h (820 khz AM); domingo, 18h05 (99.9 mhz FM).

 

Projeto Diafonia

O Diafonia é um projeto de extensão do Departamento de Filosofia da UFPE, criado pelo Grupo DYNAMIS(organizado pelos professores Anastácio Borges e Richard Romeiro). Bimestralmente, professores de áreas distintas são convidados para debater a respeito de um mesmo tema, visando resgatar algo comum e presente desde a antiguidade: o diálogo, reavivando a filosofia na sua tradição socrática de desdobramento com outros saberes.

 

Projeto Entre Nós

Reliza debates com professores de áreas correlatas à Filosofia.