Intercâmbios e Convênios

PDF Imprimir E-mail

Mercosul (Juan, Jesús, Fernando Raul): Cooperação internacional CAPES-MERCOSUL entre UFPE-UBA, com o GEK de Mario Caimi. Projeto: A COORDENAÇÃO DE PENSAMENTO CONCEITUAL E OBJETOS ESPÁCIO-TEMPORAIS SEGUNDO A TEORIA KANTIANA DO ESQUEMATISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS CONTEMPORÂNEOS - CAPES MERCOSUL PPCP UFPE/UBA: A ligação do pensamento conceitual aos objetos espaço-temporais é o tema da teoria do Esquematismo desenvolvido por Kant em um capítulo da Crítica da Razão Pura. Apesar de sua reconhecida importância para a estrutura do sistema, os intérpretes não tem chegado a um acordo sobre os conceitos centrais da teoria, nem sobre a função desta última. Nossa pesquisa é conduzida em duas partes. Na primeira, oferecemos uma hipótese bem fundamentada sobre o papel da teoria do Esquematismo e estudaremos os conceitos fundamentaiss da teoria. Investigaremos o papel específico do conceito de analogia na formulação da Doutrina dos Princípios do Entendimento Puro, especialmente no que diz respeito ao papel central no capítulo sobre as Analogias da Experiência, base da nova ontologia e epistemologia kantianas. Na segunda parte investigaremos o desenvolvimentos da teoria kantiana propostos pelo neo-kantiano, que resolve esses problemas ao utilizar a noção de conceito como função.Tanto na primeira como na e segunda e terceira partes, usaremos alguns resultados obtidos em nossa pesquisa anterior.

Convênio de Intercâmbio Acadêmico Científico com a Universidade Diego Portales de Santiago-CHILE.

Em 2012, tivemos as visitas do Profs. Visitantes Frederick Joseph Rauscher da Minchingan State University, Claudia Jáuregui da Universidad de Buenos Aires (CONICET), Hernán Pringe Universidad de Buenos Aires (CONICET), Fernando Moledo Universidad de Buenos Aires (CONICET), Marcos Thistet Universidad de Buenos Aires (CONICET), Antonio Basílio Novaes Thomaz de Menezes UFRN.