O Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, localizado no Campus da Cidade Universitária no Recife, foi fundado em 1968 (então chamado Instituto de Física) e teve sua pós-graduação iniciada em 1973 com o mestrado. A partir de 1975 foi criado o Doutorado e estes dois cursos foram credenciados pelo Conselho Federal de Educação em 1980. Atualmente os programas têm nível de excelência internacional segundo avaliação da CAPES.

Os Mestres e Doutores já formados atuam em centros de pesquisa e de pós-graduação nas mais diversas regiões do Brasil e do exterior. As atividades de pesquisa teórica e experimental, básica e aplicada, que dão origem às teses da pós-graduação, têm recebido o apoio da FINEP, do CNPq, da CAPES e da Fundação de Apoio à Ciência de Pernambuco (FACEPE). Associado a estas atividades de pesquisas, existe um programa de pesquisadores visitantes em  pós-doutorado.

O Departamento mantém também um ativo programa de Iniciação Científica com estudantes dos bacharelados e das licenciaturas em ciências básicas e das engenharias, bolsistas do CNPq, PROPESQ/UFPE e da FACEPE.